Não se esqueça de piscar para proteger os olhos da tecnologia

Síndrome de visão de computador dificulta a mobilidade das pálpebras

iG Minas Gerais | Da redação |

Cuidado. Excesso de horas diante de aparelhos eletrônicos pode causar dores de cabeça e também na região lombar
arquivo stockxpert
Cuidado. Excesso de horas diante de aparelhos eletrônicos pode causar dores de cabeça e também na região lombar

O uso dos aparelhos eletrônicos está em toda parte. Seja no computador, tablet ou, principalmente, no smartphone, muitas pessoas ficam vidradas nas telas, um hábito que, em excesso, pode trazer danos à saúde dos olhos. Assim, os usuários devem ficar atentos a sintomas, como cansaço visual, sensação de peso nas pálpebras, vermelhidão, ardência, lacrimejamento, coceira, sensibilidade à luz e visão embaçada, segundo o oftalmologista Rodrigo Pegado, da Clinop, clínica em Niterói, no Rio de Janeiro.

O excesso de horas diante de aparelhos eletrônicos pode causar dores de cabeça e lombares, espasmos musculares, além de problemas oculares preexistentes, como miopia, hipermetropia e presbiopia.

Os aparelhos eletrônicos ativam uma forma de atenção no sistema nervoso central, chamada atenção ativa. Ela ocorre em função da Síndrome de visão de computador, quando há excesso de exposição dos olhos ao ambiente por retardo na movimentação das pálpebras, essencial à saúde dos olhos. A síndrome inibe mecanismos automáticos do corpo, como o piscar de olhos.

Essa situação, por sua vez, leva à Síndrome do olho seco. Assim, para evitar o ressecamento dos olhos, o especialista recomenda aumentar o número de piscadas enquanto os equipamentos eletrônicos estiverem sendo usados, principalmente. Piscar com frequência estimula a produção de lágrimas e a lubrificação dos olhos. Em alguns casos, o paciente precisa recorrer ao médico para que sejam receitados lubrificantes oculares.

Segundo Pegado, para prevenir problemas nos olhos, é fundamental que as pessoas façam pausas de cerca de dez minutos a cada meia hora de uso dos aparelhos eletrônicos.

Flash

Conhecida. A Síndrome da visão cansada é o problema mais conhecido da população. Ela acontece pela fixação dos olhos, por muito tempo, na tela dos aparelhos que emitem luz.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave