App gera economia com frotas

iG Minas Gerais |

André Reis criou aplicativo  para controlar frota
LEO FONTES / O TEMPO
André Reis criou aplicativo para controlar frota

Os recursos investidos pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) na linha Pró-Inovação renderam até prêmio. Um software para controlar o transporte de funcionários a caminho do trabalho, criado pela HTP Solution, ganhou o Prêmio Nacional da Inovação 2014, entregue pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O aplicativo iTransport, desenvolvido pela HTP Solution com o apoio de BDMG e Fapemig, permite a grandes empresas, de diversos segmentos, controlarem os roteiros, tempo de duração e quantidade de viagens dos ônibus que transportam seus funcionários de casa para o trabalho e vice-versa, para que esse serviço seja feito de forma mais econômica para a empresa, desgastando menos os veículos, e mais confortável para os passageiros, consumindo menos tempo, dando menos voltas, e deixando-os mais perto de casa.

“Pode parecer coisa simples, mas, dependendo do tamanho da empresa, não é. Companhias como a Fiat, por exemplo, usam cerca de 500 ônibus para atender em torno de 25 mil pessoas dentro da fábrica. Imagine o que é traçar essas rotas”, diz o diretor técnico da HTP Solution, André Reis.

Reis cita ainda a Embraer, que adotou o iTransport e reduziu em 12% o tamanho de sua frota, obtendo economia de cerca de R$ 1 milhão. “Não vendemos o aplicativo, e sim, alugamos, pois queremos sempre acompanhar e aperfeiçoar seu funcionamento”. (JH)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave