Drama e humor no cabaré

O espetáculo “Eu Vou Tirar Você deste Lugar” tem trilha e elementos da trama inspirados nas canções de Odair José

iG Minas Gerais | Carlos Andrei Siquara |

Montagem. Dirigido por Sérgio Maggio, o trabalho narra a trajetória da prostituta Adelina que, 50 anos depois, retorna como cafetina
Paulo Cruz
Montagem. Dirigido por Sérgio Maggio, o trabalho narra a trajetória da prostituta Adelina que, 50 anos depois, retorna como cafetina

O assassinato de Nenê Romano, a mais famosa cortesã de São Paulo na década de 1920, é o ponto de partida do espetáculo “Eu Vou Tirar Você Deste Lugar”, que estreia hoje em Belo Horizonte e cumpre temporada apenas até amanhã no Grande Teatro do Sesc Palladium. Dosada com o repertório de canções de Odair José, essa história real ganha outros desdobramentos de contornos ficcionais no musical concebido e dirigido por Sérgio Maggio.

Ao morrer, vítima do furor passional de Moacyr de Toledo Piza – advogado que lhe tira a vida e depois se suicida –, Nenê, nesta montagem, deixa uma garota adolescente órfã de sua proteção. É a partir daí que se desenrola a trama concebida pelo baiano radicado em Brasília.

“Essa garota chamada Adelina herda as joias de Nenê Romano e com isso foge de onde vive, após ser submetida à prostituição. Cinquenta anos, depois ela está bem de vida, mas retoma a antiga atividade em São Paulo. Desta vez ela quer assumir o lugar de cafetina e passa a se chamar China”, conta Sérgio Maggio.

O papel da protagonista na idade adulta é vivido por Maria Alcina. Maggio diz ter se inspirado na linguagem do teatro de revista e das chanchadas para conceber a peça e essa personagem que foi desenhada especialmente para a cantora.

“Desde criança eu sou fascinado por sua voz e por sua força cênica. Na década de 1970, Alcina surge ao lado de outros artistas, como o grupo Secos & Molhados, os Dzi Croquettes e as Frenéticas, participando de um momento marcado pelo desbunde, pela irreverência e forte androginia. Contribuiu também para essa escolha o fato de ela ter sido vedete no programa do Chacrinha. Acho que a presença de Alcina soma qualidades ao tom divertido e bem-humorado do musical, que apesar de lidar com o drama, leva essa história para o lugar da comédia”, diz Maggio.

Embora durante algumas caravanas do Chacrinha a cantora tivesse conhecido Odair José, ela diz que até o presente não havia cantado uma só música do autor de sucessos, a exemplo de “Pare de Tomar A Pílula” ou “Eu Vou Tirar Você Deste Lugar”, que inclusive dá nome ao espetáculo. Foi agora que ela se aproximou mais das canções do compositor utilizadas ali como importante recurso narrativo.

“A música de Odair está muito bem amarrada dentro da peça. A execução está bastante afinada com uma banda ótima. Eu fiquei muito surpresa com as canções dele que conheci. Para mim, alguns trabalhos foram reveladores. Ele tem diversos outros lados, mais rock’n’roll, por exemplo, que as pessoas desconhecem”, diz Alcina.

Jones de Abreu, ator brasiliense que dá vida ao advogado Odilon, ressalta essa mesma impressão. De acordo com ele, cujo personagem encontra a cafetina quando era jovem, o público pode até ir ao teatro imaginando curtir uma montagem centrada na música brega. No entanto, pela sua experiência, desde a estreia do projeto em maio deste ano em Brasília, ele tem notado reações diferentes na plateia, em razão dos outros traços da carreira de Odair que se descortinam.

“A primeira canção já gera um impacto e quando começa a segunda, ‘Uma Lágrima’, acho que todo mundo se pergunta: que música é essa? As canções de Odair são exibidas de uma forma tão envolvente que as pessoas ficam maravilhadas e nesse aspecto vale destacar o trabalho de Maria Alcina, que está vivendo a cafetina China de maneira surpreendente”, elogia Jones de Abreu.

Na construção da montagem, Sérgio Maggio diz que consultou Odair José para saber quais composições seriam mais adequadas a cada uma das cenas, o que trouxe mais uma contribuição do homenageado.

“Eu mostrei uma lista de 32 faixas e ele sugeriu algumas substituições. Fizemos juntos um bate-bola que tornou o processo muito rico”, diz Maggio.

Agenda

O quê. Estreia de “Eu Vou Tirar Você Deste Lugar”

Quando. Hoje, às 20h; amanhã, às 19h

Onde. Grande Teatro do Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1046, centro)

Quanto. Entrada franca

Saiba mais

Em 2009, Maggio estreou a peça “Cabaré das Donzelas Inocentes” inspirada na sua obra “Conversas de Cafetinas”, vencedora do Jabuti.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave