Risco de acidente em escada rolante preocupa usuários

Placa alerta para perigo de usuários deixarem o braço para fora; prefeitura não se pronunciou

iG Minas Gerais |

Cartazes mostrando o perigo foram instalados recentemente
DENILTON DIAS / O TEMPO
Cartazes mostrando o perigo foram instalados recentemente

Um alerta para o risco de acidentes em uma escada rolante da nova Estação Pampulha, na região de mesmo nome, em Belo Horizonte, tem preocupado usuários do Move que passam diariamente pelo local. 

Instaladas há poucos dias, quatro placas com os dizeres “Cuidado, não deixe o braço para fora do corrimão!” informam sobre o perigo de um vão de cerca de 10 cm entre a extremidade da escada e a estrutura em concreto de uma passarela. 

O risco está na escada rolante que faz o acesso do primeiro andar da estação – onde passageiros desembarcam do Move – para o segundo pavimento – local de embarque nas linhas alimentadoras. Ao fim da subida, um trecho estreito entre o corrimão e a estrutura pode acabar prendendo mãos ou braços.   Indignadas, algumas pessoas chegaram a divulgar o risco nas redes sociais. Para muitos, a maior preocupação é em relação às crianças e aos idosos, mas a reportagem flagrou, no local, jovens distraídos em celulares com os braços apoiados no corrimão.  Atenta ao problema, a auxiliar de cozinha Tatiana Fátima Souza, 27, subiu a escada de mãos dadas com a filha Giovana, 2. “É perigoso. Não podemos descuidar um minuto das crianças”, disse. “Às vezes, até nossa bolsa pode agarrar sem querer. Eles tinham que dar um jeito de reverter isso, talvez colocando tapumes”, sugeriu.  “Provavelmente, deve ter acontecido algum acidente para eles terem colocado essas placas”, comentou a promotora de vendas Rosemeire de Moura, 31. “As placas são pequenas e muita gente nem vê. Fico preocupado porque tenho netos pequenos”, declarou o representante comercial Mauro Veiga, 72. Procurada, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) não respondeu, até o fechamento desta edição, se foram registrados acidentes ou se pretende fazer alterações de segurança no local. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave