Bate debate 18/7/2014

iG Minas Gerais |

Facilidades   Daniel Carvalho Diretor Geral do Procon Contagem   Desde a última terça-feira, dia 8, o consumidor pode cancelar automaticamente serviços de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e internet, sem precisar falar com um atendente. Esse é um dos benefícios da Resolução 632/2014, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que entrou em vigor na mesma data.   Aqui, no Procon, uma das reclamações mais frequentes é justamente sobre a dificuldade que muitos enfrentam na hora de cancelar contratos com empresas de telefonia e telecomunicações. A partir da determinação da Anatel, ao se telefonar para o call center das empresas, a opção “cancelamento” deve constar no menu principal. Há, também, a possibilidade de fazer o mesmo procedimento pela internet, de modo semelhante. Basta se identificar por meio de um cadastro com nome de usuário e senha e pedir a interrupção do serviço.   Se o cliente quiser, pode falar com um operador, mas deve ser atendido em, no máximo, um minuto, e, se a ligação cair, a empresa é obrigada a retornar o telefonema imediatamente. No momento da solicitação, o usuário será informado se deverá pagar multa ou fatura com valor proporcional aos dias em que o serviço foi prestado. Se o consumidor contestar o valor ou o motivo de uma cobrança, a operadora terá 30 dias para responder à reclamação.   Outra novidade é que, no caso de celular pré-pago, a recarga terá validade de no mínimo 30 dias. A venda de créditos com prazo menor não está permitida, o que dá mais liberdade para usufruir dos créditos num período maior, independentemente do valor da recarga.  Ainda segundo a nova determinação da Anatel, a oferta de promoções também sofre alteração. Muitas operadoras de telefonia fazem ofertas para atrair novos clientes, mas não oferecem as mesmas condições para quem já é assinante.    Agora, as promoções terão que valer para todos os clientes mais antigos. Ou seja, as promoções irão valer tanto para que já é cliente antigo quanto para quem acabou de habilitar uma linha. Essa nova modalidade de atendimento colabora, essencialmente, para relação entre consumidor e as prestadoras de serviço. Evitar transtornos e burocracia na hora do cancelamento é o principal ponto favorável ao público.   No entanto, o consumidor deve ficar atento ao cumprimento das novas regras. Em caso de dúvidas ou reclamações, o Procon Contagem está à sua disposição.    Nosso horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira – 60 senhas são distribuídas diariamente. Se preferir, ligue para 151 ou compareça à sede do Procon e agende seu horário.    O nosso endereço é avenida João César de Oliveira, 3481, no bairro Glória, no prédio da Regional Eldorado, em frente à praça Paulo Pinheiro Chagas. 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave