Processos de criação articulados entre fronteiras

Criado por Nydia Negromonte e Marcelo Drummond, o ateliê Espai reúne propostas realizadas por 11 artistas

iG Minas Gerais | CARLOS ANDREI SIQUARA |

Instalação, vídeos e performances são resultantes de etapas de criação
ESPAI/DIVULGAÇÃO
Instalação, vídeos e performances são resultantes de etapas de criação

Com o olhar voltado para as possíveis hibridizações entre as artes visuais e outras diferentes áreas, como o cinema, a literatura e a moda, por exemplo, o espaço Espai abre as portas com o evento “Expedição-Publicação”, que será realizado no domingo, e prossegue exposição na semana que vem. A ideia, de acordo com Marcelo Drummond, um dos criadores do ateliê junto com Nydia Negromonte, é apresentar trabalhos em processo dos artistas Adel Souki, Ana Vaz, Anis Zoberi, Anna Lobato, Guido Mintz Dias, Juliana Buli, Laura Berbert, Lucas Kroeff, Marina RB, Neide Pimenta e Paula Rennó.

Drummond, que também é professor da Escola de Belas Artes da UFMG, ressalta como a proposta, no entanto, não se guia pelo modelo tradicional das exposições. “Os participantes não vão produzir uma mostra convencional de artes plásticas. Ali eles vão realizar uma outra etapa de uma iniciativa que contou com dois momentos. O primeiro foi um acompanhamento no Espai das pesquisas individuais de cada um deles. Já o segundo foi em um sítio, onde continuamos essas ações acrescentando a interferência dos deslocamentos”, contextualiza Marcelo.

Ele observa que, embora esses artistas ocupem o local com instalações, vídeos ou performances, as criações devem ser entendidas como um reflexo da escolha de alguns caminhos. “Eu entendo o trabalho deles como uma expedição individual em que o mais interessante é experimentar determinadas práticas. Estamos chamando esse momento de publicação justamente porque sublinhamos a atitude de torna público o trabalho a que esses artistas vêm se dedicando no momento”, diz.

“Resumindo, o que vai acontecer lá é uma releitura das ações promovidas por eles na etapas de desenvolvimento desse projeto”, acrescenta ele.

Serviço. “Expedição-Publicação”, no Espai (rua Tenente Anastácio de Moura, 683, Santa Efigênia). Abertura domingo, das 11h às 16. Visitas seguem de 21 a 26, das 14h30 às 19h.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave