Descaracterizada, Helena não agradou

Rivalidade com filha e arrogância fizeram a personagem perder a essência

iG Minas Gerais |


Após morte de Laerte, Helena se reconciliará com a filha e o marido
Ellen Soares
Após morte de Laerte, Helena se reconciliará com a filha e o marido

SÃO PAULO. Quando começou “Em Família” (Globo), o público já esperava ver em Helena (Julia Lemmertz) mais uma heroína do bem, batalhadora e dedicada aos filhos, como sempre foram as protagonistas criadas pelo autor Manoel Carlos. Porém, a trama, que termina hoje, revelou uma personagem diferente. Uma mulher amarga, rival da própria filha e destemperada, sempre em conflito com o marido que a amava. 

Segundo especialistas, a personagem – provavelmente a última Helena de Maneco – deixou muito a desejar. “Foi uma das Helenas mais fracas da história. Ficou descaracterizada das outras, não teve agilidade. Foi uma Helena problemática, mas que não rendeu”, diz o autor do “Almanaque da Telenovela Brasileira”, Nilson Xavier. “Mas a atuação de Julia foi ótima, como sempre. A personagem que não ajudou”.

Durante a trama, Helena brigou diversas vezes com o marido, Virgílio (Humberto Martins), e não lembrou nem de longe as devotadas Helenas de Vera Fischer, em “Laços de Família”, e Regina Duarte em três tramas (“História de Amor”, “Por Amor” e “Páginas da Vida”).

A Helena derradeira ainda demonstrou raiva da filha e brigou com ela por um homem. O contrário das outras personagens, que faziam de tudo pela família. Nos últimos capítulos, chegou a atirar no ex, fato impensado em outras épocas. “Essa Helena foi diferente de todas, mostrou-se arredia, arrogante, mentirosa. Faltou a essência da personagem”, opina Claudino Mayer, doutor em teledramaturgia pela USP.

Final. Para o final da trama, está reservada a morte de Laerte, que leva um tiro da ciumenta Livia (Louise D'Tuani) na porta da igreja, após casar-se com Luiza (Bruna Marquezine). Com o fim do conflito, Helena viaja para uma segunda lua de mel com Virgílio (Humberto Martins) e se entende com a filha.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave