Cliente ávido por novidades

Hábito de informar-se sobre produtos aumento no consumidor atual

iG Minas Gerais | ludmila pizarro |

“Sempre compro calça nessa loja porque é difícil achar meu número e promoção é sempre bom. A gente costuma olhar e quando tem aproveita.” Luis Felipe Ribeiro
MARIELA GUIMARAES / O TEMPO
“Sempre compro calça nessa loja porque é difícil achar meu número e promoção é sempre bom. A gente costuma olhar e quando tem aproveita.” Luis Felipe Ribeiro

A possibilidade de economizar em época de liquidação sempre chama a atenção dos consumidores. Para o especialista em comércio do Senac-MG André Carvalho, porém, é necessário analisar também uma mudança no perfil do consumidor para entender a antecipação de promoções.  

“Existe a ideia de antecipar a necessidade do cliente. Existe um tipo de consumidor que busca sempre a novidade. Para atendê-lo, o lojista tem diminuído, cada vez mais, o tempo de um mesmo produto no estoque, por isso, a necessidade de antecipar liquidações”, explica Carvalho.

Para o especialista, o fenômeno da busca pela novidade, que antes era mais comum em setores como tecnologia e indústria automotiva, está chegando ao varejo. E acrescenta: “Quanto antes o lojista acabar com uma coleção, mais espaço ele vai ter para oferecer produtos novos”.

A gerente de marketing Carolina Vaz concorda. “A gente percebe no consumidor uma avidez, uma aceleração e uma necessidade de coisas novas”, completa.

O hábito de pesquisar e informar-se sobre os produtos também aumentou no consumidor atual. “O volume de pesquisa era muito menor. Hoje o cliente pode comparar preços e produtos pelo celular”, conclui Carvalho.

Leia tudo sobre: clienteávidosnovidade