Copa atrapalha comércio que liquida inverno mesmo no frio

Em plena estação, lojistas tentam desovar coleções com descontos de até 70%

iG Minas Gerais | ludmila pizarro |

Previsão.  Lojistas do Shopping Cidade, por exemplo, esperam aumento de vendas de cerca de 9%
MARIELA GUIMARAES / O TEMPO
Previsão. Lojistas do Shopping Cidade, por exemplo, esperam aumento de vendas de cerca de 9%

Oficialmente, o inverno de 2014 acaba às 17h44 do dia 22 de setembro. Mas o comércio da cidade já está querendo ver a estação mais fria do ano pelas costas. As coleções de inverno estão em liquidação com descontos de até 70%, tanto nas lojas de rua como nos shoppings. “Durante a Copa do Mundo, o mercado voltou-se para outras prioridades. A liquidação é uma maneira de fazer com que as atenções dos consumidores se voltem novamente para o comércio” explica Cintia Gontijo, gestora de marketing do Uai, shopping popular na região central.  

A necessidade do lojista de vender uma coleção para já oferecer novidades ao cliente também é um dos motivos citados por Carolina Vaz, gerente de marketing do Shopping Cidade. “Existe uma preocupação do lojista em queimar o estoque atual para receber as novidades. Isso é uma tendência que já existe há uns três anos. Tanto que, por enquanto, os maiores descontos estão no setor de vestuário e calçado feminino”, explica Carolina.

Os lojistas do shopping, porém, corroboram a visão que as vendas fracas durante o Mundial são a principal motivação. “Houve uma queda de vendas com a Copa. Após a final, coloquei os produtos com 50% de desconto e as vendas subiram em torno de 10% se comparado com o período do torneio”, afirmou Maria Cristina Azevedo, gerente de uma loja de roupas femininas. “Vamos ver se as vendas melhoram agora que a Copa acabou”, completa Bárbara Moreira Muniz, vendedora de uma loja de calçados femininos que também está em promoção.

Desconto. Diversos shoppings na cidade estão prometendo descontos de até 70% em suas liquidações de inverno. O período de promoção do Shopping Boulevard começa nesta sexta e vai até domingo. Já na próxima semana, o Shopping Cidade fará seu tradicional bazar com descontos que vão variar de 10% a 70%. A expectativa é que cerca de 400 mil pessoas passem pelo centro de compras e que haja um aumento de 9% nas vendas em relação ao mesmo período de 2013.

Prazo

Facilidade. Além do desconto, os lojistas aliam o preço a um prazo de pagamento atrativo. “Assim o valor fica suave para o consumidor”, diz a Ana Lúcia Arruda, sócia da multimarcas Soda Chocolate.

Leia tudo sobre: Liquidaçãoinvernoantecipação