Revista aponta Dunga próximo de retorno à seleção brasileira

Amizade com Gilmar Rinaldi, novo coordenador técnico da CBF, facilitaria volta do capitão do tetracampeonato

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

MARCIO JOSÉ SANCHEZ/ASSOCIATED PRESS - ARQUIVO
undefined

Com a chegada de Gilmar Rinaldi ao cargo de coordenador técnico da seleção brasileira, um velho conhecido do torcedor verde e amarelo pode “aportar” na CBF. De acordo com a revista Placar, Dunga, ex-técnico do escrete canarinho na Copa do Mundo de 2010, estaria próximo do retorno. Sua relação com Rinaldi é proveniente da época em que atuavam juntos no Internacional, além de terem disputado as Olimpíadas de 1984 e a Copa do Mundo de 1994, torneio em que a seleção conquistou o tetra. Fontes ligadas a José Maria Marin, presidente da CBF, também teriam confirmado a possibilidade. 

Foi pelo Brasil que Dunga teve sua primeira experiência como treinador. Em 2006, ele assumiu o comando da seleção e conquistou a Copa América de 2007, além de uma medalha de bronze nos Jogos de Pequim, em 2008, a Copa das Confederações, em 2009, e ter classificado à seleção brasileira ao Mundial de 2010 na primeira posição das Eliminatórias Sul-Americanas.

No ano passado, Dunga foi o treinador do Internacional, mas acabou demitido após dez meses. Durante este período, ele colecionou algumas polêmicas, como o nítido descontrole emocional, e também ficou conhecido por seu relacionamento nada amistoso com a imprensa. Linha dura, Dunga limitou o acesso aos jogadores da seleção durante a Copa de 2010, e acabou eliminado nas quartas de final após ser derrotado pela Holanda por 2 a 1.

Outros nomes são especulados para assumir o comando da seleção brasileira, entre eles Tite e Muricy Ramalho. A CBF divulgou que o novo treinador do Brasil será revelado na próxima terça-feira. Além disto, a entidade informou que, diferentemente do que foi especulado, a contratação de um treinador estrangeiro foi descartada.