Indicador aponta retração de 0,18% na economia em maio

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o índice aponta alta de 0,7%, e nos 12 meses encerrados em maio, de 1,95%

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

O Banco Central apontou desaceleração da economia brasileira em maio na comparação com abril. O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) recuou 0,18% em maio em relação a abril, segundo dados dessazonalizados (livres das influências de cada período), informou o BC nesta quinta-feira (17).

Em relação a maio de 2013, o indicador avançou 0,38%. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o índice aponta alta de 0,7%, e nos 12 meses encerrados em maio, de 1,95%.

O indicador já foi considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto), mas deixou de se ser considerado assim após ter descolado dos números oficiais do IBGE.

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária, assim como os impostos sobre os produtos.

Retração

O recuo de maio reforça as expectativas de que a economia deve ter recuado no trimestre passado e entrado em eventual recessão técnica.

O IBC-Br já havia mostrado fraqueza em abril e o cenário ficou ainda pior com a revisão para baixo a uma alta de 0,05%, ante avanço de 0,12% divulgado anteriormente pelo BC para aquele mês.

No primeiro trimestre do ano o PIB desacelerou e cresceu apenas 0,2% frente aos últimos três meses de 2013. No último trimestre de 2013, a alta havia sido de 0,4%.

Leia tudo sobre: EconomiaPIBIndicadorBanco CentralretraçãoIBGE