Cultura mostra última entrevista de Elis

Canal reapresenta a conversa gravada em 1982 para o “Jogo da Verdade”

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Cantora gaúcha morreu aos 36 anos, em 19 de janeiro de 1982
TV Cultura? divulgação
Cantora gaúcha morreu aos 36 anos, em 19 de janeiro de 1982

Para matar a saudade da fala espontânea de Elis Regina, a TV Cultura reprisa hoje, às 23h, a última entrevista concedida pela pimentinha, apenas 14 dias antes de sua morte por overdose causar comoção nacional, no dia 19 de janeiro de 1982.

Aos 36 anos, de cabelos curtinhos e camisa amarela pálida, Elis se mostrava segura de si e afiadíssima no programa “Jogo da Verdade”, que a emissora reexibe como parte da programação comemorativa de seus 45 anos.

Questionada sobre a afirmação então frequente, naqueles idos dos anos 1980, de que como cantora estava cada vez melhor e com discos mais elaborados, mas seu repertório viria perdendo riqueza e importância, Elis saiu-se como uma comparação esportiva e uma provocação: “Difícil, porque eu jogo futebol, eu não escrevo no jornal sobre jogo de futebol. Não sei como é isso aí. Eu gravo o que tem para gravar. Mas acho fantástico, se o repertório não é bom e o disco é cada vez melhor, eu estou virando santa”.

Sob a mediação de Salomão Ésper e com as participações de Maurício Kubrusly e Zuza Homem de Mello, entre outros, a sabatina revela, por quase uma hora, uma personalidade sincera, irônica e bem-humorada, e que responde com coerência sobre qualquer assunto.

Ao longo da conversa, Elis relembra o início de sua carreira, fala sobre compositores brasileiros, comenta a estranha passagem da imagem de cantora à de estrela, e critica artistas que compravam a luta da indústria fonográfica. “Eles são manipulados a esse ponto, de brigar pelo interesse do patrão. Eu não vou brigar pelo interesse do qual eu recebo 10% de 90%. Consciência do que tem que ser feito ou não tem de ser feito, pouca gente tem”, dizia.

Agenda

O quê. “Jogo da Verdade”, com Elis Regina

Quando. Hoje, às 23h

Onde. TV Cultura

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave