Suingue cubano de Minas

Banda faz show hoje no Sesc Palladium

iG Minas Gerais | LUCAS SIMÕES |

Latinos. Banda Brascubazz investe no chamado latinjazz, misturando ritmos brasileiros e cubanos
Henrique Marques
Latinos. Banda Brascubazz investe no chamado latinjazz, misturando ritmos brasileiros e cubanos

Os trompetes anunciam o jazz caribenho, mas o chá-chá-chá do backing vocal faz a música parecer salsa e o piano transforma o balanço latino em chorinho. É nessa mistura chamada de latinjazz, ressaltando as semelhanças entre a música brasileira e a cubana, que a banda mineira Brascubazz apresenta o show “La Noche Cubana”, hoje à noite, no Sesc Palladium, como parte do projeto Quarta Instrumental.

Ativo há dois anos, o Brascubazz bebe na fonte da “descarga cubana”, popularizada na Ilha de Fidel Castro na década de 1950. Porém, em uma banda de sete brasileiros, a marca tupiniquim é nítida na fusão entre o baião e a guajira, a rumba e o samba, o jazz e o mambo. “Esses ritmos são primos e combinam muito bem. Cada instrumentista improvisa muito em todas as músicas, colocando o samba dentro da salsa, por exemplo, fundindo as melodias e pegadas rítmicas”, explica o produtor da banda, Raphael Oliveira.

Com predomínio de instrumentos de percussão e metais, o percussionista Rafael Leite, que há 15 anos pesquisa a música cubana, usa os batuques dos timbales para guiar os músicos Bosco de Oliveira (tumbadoras), Giller Vileneuve (baixo), Juventino Dias (sax e flauta), Orlando Belo (trombone) e Bruno Malaguiti (piano elétrico).

O repertório passeia por pérolas do jazz cubano, como “Descarga de Kike”, de Chucho Valdes, e “Indestrutible”, de Paquito d’Rivera. Porém, são as canções brasileiras que dominam o set list. Assim, “Choro Cubano”, de Maurício Carrilho, mescla tambores e solos de piano que invocam Pixinguinha, e “Salsixe”, dobradinha de Rodrigo Lessa e Roberto Marques, mistura de salsa e maxixe. O show ainda traz duas canções autorais da banda, “La Rosa Que Si Abla”, e “O Mundo Inteiro é Logo Ali”, que estarão no primeiro disco do grupo, a ser lançado até janeiro do ano que vem.

Agenda

O QUÊ. Show Brascubazz

ONDE. Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420, centro)

QUANDO. Hoje, às 19h30

QUANTO. Os ingressos são trocados por 1 kg de alimento não perecível ou comprados por R$ 10.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave