Morre a jornalista mineira Maria Silvéria da Fonseca, a Xuxu

A jornalista, que já trabalhou no Hoje em Dia, na TV Globo e na Assessoria do Governo de Minas, deu entrada no Hospital São Lucas com problemas respiratórios no último dia 10

iG Minas Gerais | JOSÉ VÍTOR CAMILO |

Xuxu (à esquerda), com as amigas Sulamita Esteliam e Eneida Costa
REPRODUÇÃO/ATALMINEIRA.WORDPRESS.COM
Xuxu (à esquerda), com as amigas Sulamita Esteliam e Eneida Costa

Morreu, na noite desta segunda-feira (14), a jornalista mineira Maria Silvéria da Fonseca, a Xuxu, de 60 anos, que já trabalhou no jornal Hoje em Dia, na extinta TV Manchete, na TV Globo em Belo Horizonte e também integrou a equipe da Assessoria de Comunicação do Governo de Minas. Ela havia dado entrada no Hospital  São Lucas na última quinta-feira (10) com suspeita de pneumonia. A possibilidade de infecção por gripe suína ainda não foi descartada.

Segundo as informações repassadas pela assessoria do Grupo Santa Casa, a jornalista deu entrada já com evolução de tosse oligoprodutiva. Apresentando piora progressiva e um raio-x de tórax com infiltrado instersticial difuso, Xuxu foi internada no Centro de Tratamento Intensivo da unidade.

"No sábado (12) foi coletado material para exame laboratorial e na segunda-feira (14) foi dada entrada no sistema da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) para solicitação de laudo. Portanto, até a divulgação do resultado (cerca de 10 dias), o caso ainda é considerado 'infecção comunitária', pois a paciente já chegou ao hospital com sintomas de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)", dizia o documento.

A SRAG, ainda de acordo com a Santa Casa, engloba todas as influenzas, incluindo a gripe suína, aviária e H1N1. Xuxu, que nasceu em Nova Serrana, na região Centro-Oeste, foi enterrada na tarde desta terça em Bom Despacho, na mesma região, de onde era a maior parte de sua família.

Amigas

A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais publicou nesta terça-feira (15) uma nota de sua presidente, Eneida Ferreira da Costa, que era muito amiga de Xuxu. Segundo o texto, a jornalista sentiu-se mal no dia 10 e procurou atendimento médico. "Já no hospital, teve parada cardiorrespiratória, ficou por quatro dias no CTI do Hospital São Lucas, onde veio a falecer. Silvéria era dona de um texto irrepreensível, humor irresistível, de uma enorme alegria de viver", afirmou o texto da presidente.

"Às vezes era incompreendida por causa do seu jeito sincero de ser. Esse jeitão da Xuxu desagradava muitas pessoas, mas fazia parte da sua marca. Assim, sem falsidades ou meias palavras ela se tornou uma pessoa muito querida com muitos amigos por onde passava. Sua franqueza funcionou como um filtro na escolha de suas amizades e convivências", informou Eneida.

Maria Silvéria morou na Europa, a maior parte do tempo em Paris, nos dez primeiros anos após a sua formatura em jornalismo pela Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1977. "O francês era sua segunda língua. Era uma grande amiga, uma irmã. Vou sentir saudades dela para o resto da minha vida", lamentou.

Vivendo em Recife atualmente, outra grande amiga de Xuxu era a também jornalista Sulamita Esteliam. Ela postou nesta terça um texto em homenagem à grande amiga em seu blog, em que relembra vários momentos vividos por elas. "Bons dias aqueles que passamos juntas, eu, você e Eneida, na visita que nos fizeram em Fortaleza, em família, nas festas do Sindicato, os aniversários comemorados juntas, nós e nossos bares preferidos na Capital Mundial dos Botecos.  Nossa emoção na posse de Eneida na presidência do Sindicato dos Jornalistas. Formamos um trio da pesada", dizia o texto de Sulamita.

Ainda conforme o texto da amiga, Xuxu era formada em jornalismo pela Fafich/UFMG e pós-graduada em Literatura pela Sorbonne, em Paris/França, onde viveu por oito anos. "Foi minha parceira no caderno Artimanhas, de variedades, no projeto popular do Hoje em Dia, e na editoria de política do mesmo diário, já em formato tradicional. Trabalhou na extinta TV Manchete, na TV Globo em BH, e integrou a equipe da Assessoria de Comunicação do Governo de Minas, dentre outras atividades", finaliza o texto de homenagem.