Google está perto de lançar lentes de contato inteligentes

Lentes poderão detectar doenças e alterações no corpo de uma pessoa e enviar a um smartphone; elas poderão analisar o fluido dos olhos para medir níveis de açúcar

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Lentes inteligentes vão ajudar a diagnosticar doenças.
Divulgação
Lentes inteligentes vão ajudar a diagnosticar doenças.

Nada de óculos com mil e uma funções. A Google e a Novartis estão perto de lançar lentes de contato inteligentes que terão diversas funções e facilidades tecnológicas. As duas empresas pretendendem lançar, nos próximos anos, lentes que serão capazes de identificar uma série de fatores relacionados à saúde dos consumidores.

Com o auxílio de sensores não invasivos, as lentes poderão analisar o fluido dos olhos para fazer medições completas sobre os níveis de açúcar das pessoas, sendo importantes para ajudar pessoas com diabetes, por exemplo. Todas as informações coletadas na lente de contato podem ser enviadas automaticamente para um smartphone.

Sergey Brin, um dos fundadores da Google, afirma estar bem ansioso para “trabalhar com a tecnologia mais recente da Novartis para a miniaturização de eletrônicos que podem melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas”.

Além de medições de açúcar, a Novartis também imagina que essa tecnologia pode fazer muito mais no futuro. Entre as principais expectativas para as lentes de contato inteligentes estão o auxílio na restauração do foco natural dos olhos.

Por enquanto, as lentes de medição de açúcar devem ser as únicas no mercado, sendo que a estreia delas nas prateleiras deve acontecer assim que os órgãos reguladores permitirem.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave