Empresários pedem fim do uso do dólar

Segundo Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a proposta de uso de moeda local visa reduzir custos de transação.

iG Minas Gerais |

FORTALEZA. Empresários de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul querem o uso das moedas locais desses países nas transações entre si, sem a necessidade de conversão para outra moeda, como o dólar, e depois para a moeda local, gerando perdas. A proposta, feita pelos brasileiros, foi apresentada em reunião nessa segunda, em Fortaleza, para discutir maneiras de fortalecer a integração econômica e intensificar investimentos entre eles.  

O encontro empresarial dá início à sexta cúpula do Brics, grupo formado por essas cinco economias emergentes. A ideia é aproveitar a aliança política dos países membros do bloco, formalizado em 2009, para emplacar uma agenda econômica prática. A primeira ação do grupo de empresários será encaminhar aos chefes de Estado dos cinco países um relatório, com propostas e conclusões tomadas após um ano de diálogo.

Segundo Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a proposta de uso de moeda local visa reduzir custos de transação. “Uma iniciativa importante seria realizar a troca direta de moeda entre os países do Brics, algo que diminuiria os custos de transação e facilitaria a negociação entre os países associados”, disse.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave