Metrô de BH mobiliza usuários a doar sangue esta semana

A ideia da campanha é recompor os estoques do Hemominas, e informar a população sobre o novo posto de coleta, no Shopping Estação BH

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Fundação Hemominas realizam nesta terça-feira (15) uma ação de mobilização para estimular as doações de sangue em Belo Horizonte.

A ideia é informar sobre o novo posto de coleta dentro do Shopping Estação BH e incentivar os mais de 230 mil usuários diários do metrô a comparecerem aos hemocentros da capital. A campanha acontece, entre 9h e 11h, nos trens e na estação Vilarinho, que permite acesso fácil ao centro comercial. A campanha começou nesta segunda-feira (14). A iniciativa visa recompor os estoques que estão abaixo do previsto no Estado. Segundo a Fundação Hemominas, a chegada do inverno gera interferências e oscilações negativas. A baixa de doadores se deve à ocorrência de doenças sazonais, campanhas de vacinação que geram impedimento temporário às doações e aumento do frio, fazendo com que as pessoas saíam menos de casa, entre outros fatores.

Material informativo

Nos dois dias de mobilização no metrô, os agentes do Hemominas realizarão a divulgação da campanha através da orientação direta dos usuários e da entrega de folhetos informativos.

Seja um doador

Para ser doador de sangue é preciso ter idade entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter doença de chagas, doenças sexualmente transmissíveis ou ter contraído hepatite após os dez anos de idade. Jovens entre 16 e 18 anos podem doar sangue mediante autorização dos pais.

No momento da doação, o voluntário não pode estar de jejum e é preciso levar um documento de identidade oficial com foto.

Em Belo Horizonte, as doações podem ser agendadas pelo número 0800 031 0101. Para outras informações sobre doação de sangue, em todo o Estado, basta ligar 155.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave