Alemanha espera 'voo 2014' para festejar conquista com jogadores

Milhares de pessoas devem se reunir para recepcionar os tetracampeões, no Portão de Brandemburgo

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

Germany holds the 2014 World Cup trophy in Maracanã
Martin Meissner/AP
Germany holds the 2014 World Cup trophy in Maracanã

Um voo batizado com o número "2014" pela empresa Lufthansa vai aterrissar na manhã desta terça-feira (15) em Berlim com a seleção campeã do mundo.

Do aeroporto da capital, os jogadores vão para o Portão de Brandemburgo, onde serão recebidos por milhares de torcedores por volta das 11h (6h, no horário de Brasília) para celebrar o tetracampeonato conquistado no Brasil.

Um palco foi montado na manhã desta segunda-feira no modelo de uma passarela, com as cores de um gramado de futebol, para que os atletas possam circular entre os torcedores.

Nesse mesmo local pelo menos 200 mil pessoas assistiram à conquista alemã no domingo (13) contra a Argentina. As autoridades falam em 500 mil na festa desta terça, com a expectativa de que pessoas de outras cidades do país viajem até Berlim. Algumas empresas estão dispensando os funcionários para participar da comemoração.

A chanceler (premiê) Angela Merkel, que esteve no Maracanã, deve recepcionar os jogadores. O Portão de Brandemburgo, um dos principais símbolos de Berlim, também foi palco da recepção aos jogadores que ficaram na terceira colocação na Copa de 2006, sediada na própria Alemanha.

A final no Maracanã bateu o recorde de audiência da televisão alemã. Ao todo, 34,6 milhões de pessoas assistiram à partida, ou 86% das televisões ligadas -isso sem contar o público que assistiu em telões a céu aberto, como no Portão de Brandemburgo, e em bares pelo país. O recorde anterior tinha sido a semifinal contra o Brasil, com 32,6 milhões de telespectadores.

O governo alemão anunciou ainda a impressão de cinco milhões de selos postais em homenagem à conquista no Maracanã.

Leia tudo sobre: AlemanhafutebolCopa do Mundoaeroportovoltacampeõescampeão