Casca de ovo pode favorecer os níveis de cálcio no corpo

iG Minas Gerais |

Nova York. Comer a casca de ovo é bom para a saúde? Consumir pedaços provavelmente não fará muita diferença em suas necessidades nutricionais, mas estudos científicos relatam que a casca de ovo em pó pode ser uma boa fonte de cálcio. Segundo um artigo de 2003 na publicação “The International Journal of Clinical Pharmacology Research”, estudos feitos com humanos e animais descobriram que a preparação de casca de ovo moída é uma fonte natural de cálcio e outros elementos, como estrôncio e flúor.

Em mulheres na pós-menopausa ou com osteoporose senil, o pó reduziu dores e a perda de osso, além de aumentar a mobilidade e a densidade dos ossos ou interromper sua perda.

Um estudo argentino publicado no ano passado em “The International Journal of Food Science and Nutrition” descobriu que a casca de um único ovo de galinha continha cerca de 2 kg de cálcio, quase duas vezes a média diária recomendada para adultos.

Os pesquisadores descobriram que o pó de casca de ovo preparado em casa pode ser acrescentado a outros alimentos, como pão, pizza ou espaguete, sem quaisquer alterações no sabor e apenas com pequenas mudanças na textura. 

 

Contra pragas

Uso. Cascas de ovo esmagadas ajudam a combater lesmas e lagartas que podem invadir os vasos de plantas. O cálcio age no índice de acidez (pH) do solo, afastando as pragas dos vasos. (C. Claiborne Ray/NYT)

 

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave