Ícone dos normais

Protagonista do estilo normcore, jaqueta jeans é redescoberta neste inverno. Saiba como apostar!

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |

Rihanna combinou a clássica jaquetinha com tênis e camisola para ir ao desfile de Alta-Costura
Instagram/Reprodução
Rihanna combinou a clássica jaquetinha com tênis e camisola para ir ao desfile de Alta-Costura

Criada no fim do século XIX pela Levi’s, a jaqueta jeans foi uma das peças mais usadas na época. Entrou para o hall do fashion pelos hippies, nos anos 60, migrou também para os motoqueiros e os punks nos anos 80, e os descolados, com modelagens descomplicadas nos anos 90. Nos dias de hoje e no meio desse vai e vem do fashion, a peça continua companheira inseparável de muita gente. 

Além dela, outras peças básicas que fazem referência aos anos 90, como calça de moletom, pulôver e camisetões, transmitem a estética do conforto e parecem não ligar muito para o universo fashion. Fazem questão de serem despojadas e nada mais que isso. Se, por um lado, estamos à mercê dos lançamentos que disparam a cada estação à vitrine mais próxima – ou mais inimaginável, se tratando das grandes labels – por outro, vivemos um momento em que o “não estar na moda” vira tendência, e ainda tem nome: normcore. E, assim como toda novidade tem a sua legião, tem uma turminha do street style que anda entrando no clima basicão de ser.

Sem delongas

Em declaração ao jornal “O Globo”, Costanza Pascolato diz que a tendência agora é parecer normal, sem fazer questão de ser notado. Bruna Ortega, especialista em pesquisa de tendências do WGSN, explica que esse termo surgiu há pouco tempo na moda para designar pessoas que não gostam de se diferenciar das outras pelas roupas que usam. “As pessoas do estilo normcore se vestem de uma forma extremamente convencional, com roupas casuais. A jaqueta jeans, por exemplo, é um clássico e muitas pessoas já tiveram ou têm um modelo no armário, seja ela atual ou não. Acredito que possa sim, ser uma peça normcore”, explica.

Um caso à parte

Como um dos elementos mais representativas do estilo, a jaqueta de denim ganha lavagens e novas modelagens que a torna sempre atual. Para a especialista, a peça de hoje é diferente da padronagem que a enquadrou nesse estilo – aquela com pegada oversized dos anos 90, comprada preferencialmente em lojas populares. Lembra das famosas da Hard Rock Café, desejo dos adolescentes da época?

Neste inverno, ela encontrou mais fôlego para se sobressair e ser usada, finalmente, como item de moda. “Para a temporada, as modelagens que se destacam são as com gola careca, shape mais quadrado, ‘boxy’ e as croppeds”, aponta.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave