À espera da saideira de um mês especial

iG Minas Gerais |

Depois de um mês de futebol de ótima qualidade, estádios cheios, respeito aos torcedores dentro e fora de campo, está chegando a hora de começarmos a preparar o espírito para o recomeço do Brasileiro! Ufa! Há grande risco de o público se sentir empanturrado e só querer voltar a falar do mundo da bola na fase decisiva da competição. Enquanto isso, vamos curtir o que resta da Copa, que terá neste domingo um jogo que vai parar a maior parte do mundo. Estou curioso para ver como a raça argentina, embalada por uma torcida fantástica, vai se comportar diante da frieza e competência alemãs. O muitíssimo bem treinado time do Joachim Löw, cheio de excelentes jogadores, uma máquina de fazer gols, baterá a melhor defesa da Copa? Assim como o colega alemão, Alejandro Sabella é um estudioso profundo do futebol e conseguiu arrumar o sistema defensivo, que era considerado o ponto fraco de sua seleção antes de o Mundial começar. E tem Messi, que faz diferença na maioria das vezes em que o Barcelona ou a Argentina estão em apuros. Qual será a fórmula da Alemanha para neutralizar esse gênio da bola?

Esfria sol Mas, antes desse “filé” no Maracanã, teremos o “osso” no Mané Garrincha, entre Brasil e Holanda, que, futebolisticamente, não vale nada, não acrescenta nada a nenhuma seleção e nem ao respeitável público, mas que renderá mais alguns milhões à Fifa e aos parceiros dela, entre pessoas físicas e jurídicas. Aliás, vale a pergunta: Será que já prenderam mister Raymond Whelan? Parceirão de Blatter e família!

Inacreditável Se essa triste despedida da seleção brasileira já não me motivava, o astral baixou mais ainda com as informações sobre a possível sucessão do Felipão. É forte o papo de que ele pode continuar, já que o atual vice da CBF, Marco Polo Del Nero, foi quem o escolheu para o lugar do Mano Menezes em meados de 2012. E, como se sabe, Del Nero já está eleito para a presidência, mas só vai assumir em 2015.

Sem chance Muita gente anda sugerindo que o governo federal intervenha na CBF para promover uma reformulação total no futebol brasileiro. Mas não há essa possibilidade. A Fifa suspendeu, nesta semana, a Federação de Futebol da Nigéria, justamente porque ela sofreu intervenção do governo local. A Fifa tem um tal Comitê de Emergência, que utiliza um certo “Artigo 13” do estatuto, que protege os cartolas amigos.

Bem na fita Não fosse a queda do viaduto da avenida Pedro I, Belo Horizonte teria recebido uma nota 10 como cidade-sede da Copa. Quem veio e não conhecia a cidade gostou demais e foi embora falando bem. O Mineirão foi um dos estádios mais elogiados pela imprensa que passou por lá. Em termos de segurança, os maiores problemas foram causados pelos gringos, ao contrário do que se imaginava.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave