BHTrans faz campanha de conscientização no trânsito em volta às aulas

Agentes promovem ações em 40 colégios de Belo Horizonte; objetivo é transmitir medidas para garantir a segurança no transporte particular e coletivo em áreas escolares

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

BHTrans realiza campanha de conscientização na porta de escolas durante a volta às aulas
DIVULGAÇÃO / BHTRANS
BHTrans realiza campanha de conscientização na porta de escolas durante a volta às aulas

A BHTrans inicia operação para o período de volta às aulas, a partir desta segunda-feira (14). Durante duas semanas, agentes de trânsito irão operar o tráfego na porta das escolas e orientar sobre a maneira adequada de se comportar ao volante enquanto os pais levam seus filhos para o colégio.

As ações ocorrem em 40 escolas em vários bairros da cidade até o dia 25 de julho, e pretendem conscientizar os motoristas e pedestres sobre a importância de adotar atitudes seguras no trânsito.

A BHTrans recomenda posturas como nunca deixar crianças desembarcarem no meio da rua e que menores de 10 anos de idade sempre devem andar no banco de trás do veículo, além do uso correto de cinto de segurança, a travessia de pedestres na rua ser exclusivamente pela faixa de pedestres, não parar em fila dupla, não estacionar em esquinas, passeios, áreas reservadas para deficientes ou pontos de ônibus, não usar o telefone celular ao volante e diminuir a velocidade em áreas escolares.

No caso do transporte escolar, a BHTrans alerta os pais para monitorar a regularidade das vans que prestam o serviço. A empresa lembra que deve haver um selo da BHTrans em cada veículo credenciado, além da necessidade de os motoristas portarem o registro e condutor e autorização de tráfego.

Vans e ônibus com capacidade superior a 20 estudantes devem também fornecer serviço de acompanhante ou monitor registrado, ainda de acordo com a empresa. Os carros devem possui cadeirinhas especiais para crianças de até 4 anos de idade e é obrigatório ao condutor firmar contrato com os pais para realizar o serviço.

Em caso de irregularidades, a BHTrans pode ser acionada pelo telefone 156.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave