Van Gaal quer vencer o Brasil por feito inédito da Holanda em Copas

Holanda não perdeu nenhum jogo no tempo normal; foram quatro vitórias e dois empates, saindo nos pênaltis para a Argentina

iG Minas Gerais | GUILHERME GUIMARÃES E DANIEL OTTONI |

Jogadores holandeses comemoram classificação suada à semi da Copa
AP Photo/Felipe Dana
Jogadores holandeses comemoram classificação suada à semi da Copa

BRASÍLIA. A seleção da Holanda participou ao longo do tempo de dez Copas do Mundo e suas melhores colocações foram nas edições de 1974, na Alemanha, em 1978, na Argentina, e 2010, na África do Sul, quando terminou com o vice-campeonato mundial. Em toda a sua história em Copas, a Laranja Mecânica nunca deixou de perder ao menos um jogo na competição.

Em 2014, o técnico Louis Van Gaal quer escrever um capítulo diferente, uma vez que se despedirá da seleção para assumir o Manchester United (ING). Como perdeu a chance de disputar o título de campeão do mundo ao cair, nos pênaltis, para a Argentina na semifinal, o comandante holandês quer vencer o Brasil, carimbar o terceiro lugar e terminar o Mundial sem derrotas no tempo normal.

“Nós estamos trabalhando na Copa. Tentei explicar que ainda temos coisas a fazer aqui (por isso pensar no futebol inglês depois). Podemos escrever a história para a Holanda, que sempre perdeu uma partida ao menos em Copas. Em 1974, em 1978 e nas outras edições que participou. No momento estou trabalhando para não perder jogo em Copas", afirmou, se esquivando de responder questionamentos sobre seu futuro trabalho na Inglaterra.

Nesta Copa do Mundo, em seis jogos os holandeses somam quatro vitórias (Espanha, Austrália, Chile e México) e dois empates (Costa Rica e Argentina). Os jogos contra costa-riquenhos e argentinos foram decididos nos pênaltis, nas fases quarta e semifinal, respectivamente. Diante dos Ticos, vitória por 4 a 3 nas penalidades, já contra os Hermanos, derrota por 4 a 2.

"Quero ver o máximo sobre o Brasil para não deixar nada de fora. Quero ganhar do Brasil e ficar em terceiro lugar. Dessa forma escreveríamos um novo capítulo na história holandesa no Mundial”, afirmou o treinador.

Brasil e Holanda se enfrentam neste sábado, às 17h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. 

Campanha da Holanda na Copa do Mundo de 2014

Fase de Grupos

Espanha 1 x 5 Holanda Austrália 2 x 3 Holanda  Holanda 2 x 0 Chile

Oitavas de final

Holanda 2 x 1 México

Quartas de final

Holanda 0 x 0 Costa Rica (venceu por 4 a 3 nos pênaltis)

Semifinal

Holanda 0 x 0 Argentina ( perdeu por 4 a 2 nos pênaltis)

Disputa de terceiro lugar

Brasil x Holanda, sábado, às 17h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília

Leia tudo sobre: holandaCopa do MundoBrasilBrasíliaLouis Van Gaal