A pluralidade nos festivais

Eventos que acontecem em Ouro Preto, Marina e Itabira têm variadas atrações culturais durante este fim de semana

iG Minas Gerais | Vinicius Lacerda |

Em Itabira. Companhia de Dança do Palácio das Artes apresenta “Entre o Céu e as Serras” hoje
Guto Muniz
Em Itabira. Companhia de Dança do Palácio das Artes apresenta “Entre o Céu e as Serras” hoje

As intensas e extensas programações dos tradicionais festivais de inverno de Itabira e de Ouro Preto e Mariana entram em sua segunda semana com oportunidades de fruição em diversas áreas artísticas e de aprendizado – por meio de oficinas e debates.

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes, evento organizado anualmente pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), segue até o dia 20 de julho. Nesta edição, faz uso do tema Entrecorpos para selecionar os espetáculos e atividades.

Seguindo esse caminho, a exposição “The Project: Todos Podem Ser Frida”, da artista Camila Fontenele entrou no programa. A mostra, que fica em cartaz até o dia 27 de julho, no Centro Cultural Sesi Mariana, reúne fotos de homens incorporando Frida Kahlo (1907-1954). “A desconstrução do gênero a partir de Frida feita pela artista é algo muito lindo e que dialoga diretamente com o tema do festival”, comenta o coordenador-geral do evento, Rogério Santos de Oliveira.

A importância da atividade estabelecer uma ligação com o tema é, segundo Oliveira, fundamental, pois, dessa maneira, o festival alinha-se com a premissa de ser uma extensão da ações da universidade. Tal preocupação incide na adesão do público às atividades. “Nessa primeira semana já foi possível notar a participação não só de estudantes mas também de turistas. Ajuda também estarmos em cidades tão aconchegantes”, comenta Oliveira.

O que, com certeza, também chama a atenção são os espetáculos voltados para o público infantil. No sábado (em Mariana, na praça Gomes Freire) e no domingo (em Ouro Preto, na Igreja São Francisco de Assis), por exemplo, será encenada a peça do grupo Sobrevento, “Mozart Moments”, que conta a história do ícone da música clássica por meio de teatro de bonecos. “Escolhemos essa peça por trabalhar com a ideia de dar vida a um corpo inanimado”, afirma a curadora de atividades infantis do festival, Juliana Bergamini.

Ainda neste final de semana, Renato Borguetti, Tabajara Belo e Cléber Alves e se apresentam. Outros informações e programação completa no site www.festivaldeinverno.ufop.br.

Na terra de Drummond. A 40ª edição do Festival de Inverno de Itabira, que segue até o dia 27 de julho, por sua vez, ergueu-se sob o objetivo de promover o encontro entre o tradicionalismo e o contemporâneo. Ilustram o argumento dois eventos que acontecem neste final de semana: o show de Zizi Possi, amanhã, na Concha Acústica, e a comemoração do Dia do Rock, no domingo, na Praça do Areão.

“No show ela vai prestar uma homenagem cantando nomes da MPB”, antecipa a coordenadora de produção do festival, Sandra Duarte.

Por outro lado, o dia em que se celebra o rock vai ganhar homenagem de novas bandas locais e de uma cover de Red Hot Chilli Peppers. “Vamos ir de Ultraje a Rigor a Scorpions”, diz Sandra.

Hoje, o destaque é “Entre o Céu e as Serras”, da Companhia de Dança do Palácio das Artes, que será apresentada no teatro da FCCDA. Durante a semana serão realizadas diversas oficinas. Programação completa em www.fccda.mg.gov.br.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave