Suplemento ajuda contra diabetes gestacional

Cálcio e vitamina D poderiam reduzir o nível de glicose das grávidas

iG Minas Gerais | Nicholas Bakalar |

Nova York, EUA. Os suplementos de cálcio e vitamina D podem reduzir o nível de glicose no sangue de gestantes com diabetes gestacional e melhorar outras medições de saúde metabólica, segundo um novo estudo.

O diabetes gestacional é caracterizado pelo aumento do nível de glicose no sangue durante a gestação. A doença pode levar a complicações graves durante o parto e aumentar o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 em idade mais avançada.

Pesquisadores iranianos dividiram aleatoriamente em dois grupos 56 mulheres com diabetes gestacional. Um grupo recebeu 1.000 mg de cálcio ao dia e duas doses de 50 mil unidades de vitamina D durante as seis semanas do estudo. O outro grupo recebeu placebo. As amostras de sangue foram coletadas no início e no fim do experimento.

Os níveis de glicose e de colesterol melhoraram entre as participantes que tomaram os suplementos e pioraram entre o grupo que tomou placebo. Os níveis de triglicérides não foram afetados.

Ahmad Esmaillzadeh, autor sênior do estudo e professor adjunto da Universidade de Ciências Médicas Isfahan, afirmou que os suplementos não são apropriados a todas as mulheres. “A vitamina D possui certos efeitos tóxicos em algumas mulheres e seus bebês. Mas podemos recomendá-la para as pacientes com diabetes gestacional que tenham deficiência de vitamina D”.

Flash

Publicação. A análise dos pesquisadores do Irã foi publicada no periódico “Diabetologia”.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave