Ensaio revela o lixo semanal de cada um

Fotógrafo mostra pessoas deitadas sobre o material que descartaram

iG Minas Gerais | Da redação |

INTERESSA - 7 DIAS DE LIXO - 10.07.2014

7 Days of garbage : Marsha and Steven

FOTO : Gregg Segal/Divulgacao
Gregg Segal
INTERESSA - 7 DIAS DE LIXO - 10.07.2014 7 Days of garbage : Marsha and Steven FOTO : Gregg Segal/Divulgacao

Você sabe exatamente a quantidade de lixo que produz em uma semana? Para mostrar o volume de material que uma pessoa – ou uma família – descarta em sete dias, o fotógrafo norte-americano Gregg Segal criou um projeto chamado “7 Days of Garbage” (sete dias de lixo, em tradução livre).

O objetivo do fotógrafo californiano é conscientizar as pessoas sobre o lixo que produzem por meio de imagens poderosas. Assim, ele fotografa os participantes do projeto deitados em cima do amontoado de lixo semanal que produziram.

Segal busca em seu projeto envolver pessoas de diferentes classes e contextos sociais com o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas.

Para deixar o contexto o mais natural possível, Segal decidiu fotografar os participantes em um cenário familiar, mostrando como o lixo afeta a vida das pessoas diretamente. “O projeto está levando as pessoas a um confronto com o excesso que faz parte da vida delas. Tenho esperança de que elas reconheçam que muito do lixo que produzem é desnecessário”, disse o fotógrafo ao site Slate.

Alguns dos participantes ficaram envergonhados com o próprio volume de lixo semanal, então eles alteraram alguns sacos de lixo. Outros mostraram tudo.

Mundo. O lixo mundial anual deve aumentar de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até o ano de 2025, segundo as estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Flash

Brasil. Somente no país, a produção anual de lixo chega a 61 milhões de toneladas, segundo pesquisa

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave