'Noturno nos Museus de BH' terá 30 espaços, incluindo o CentoeQuatro

Instalações, performances, espetáculos de dança e teatro são as atrações gratuitas do evento, que será realizado na capital mineira no dia 18 de julho em 30 museus

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Na foto, grupo A Corda
Canario.Federici
Na foto, grupo A Corda

Mais de 30 museus da cidade ficarão abertos até mais tarde, na sexta, 18 de julho. É o projeto 'Noturno nos Museus de Belo Horizonte', promovido pela segunda vez pela Fundação Municipal de Cultura. O CentroeQuatro participará do evento.

A ideia do 'Noturno' é oferecer durante a noite e o início da madrugada exposições, oficinas de arte, exibições de vídeos, instalações culturais, shows, apresentações de dança, espetáculos teatrais, entre outras atrações em vários Museus e instituições culturais da cidade.

O evento é comemorado em todo o mundo desde 1977 em 18 de julho, Dia Internacional dos Museus. Todas as atividades são gratuitas. Participam do 'Noturno nos Museus de Belo Horizonte' diversos espaços culturais como o Museu Inimá de Paula, Museu de Quilombos e Favelas Urbanos – Muquifu, Museu de Artes e Ofícios e o Cine Teatro Brasil Vallourec. A programação completa está disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

No CentroeQuatro Para integrar o evento, o CentoeQuatro recebe uma programação especial que acontecerá das 19h às 24h. As atividades começam com a instalação site-specific Ter Sido Passarinho Tecido, do artista Efe Godoy, que busca resgatar a memória do prédio que abrigou uma antiga fábrica de tecidos. A ideia é relacionar “o que se passara e o que passarinho”. A intervenção artística é composta de 104 passarinhos impressos em tecidos florais comprados em diversos bazares de Belo Horizonte.   O espetáculo de dança A Corda, do Grupo Contemporâneo de Dança Livre, ocorrerá às 20h. A apresentação é inspirada nos diversos significados e interpretações da presença de uma corda nos sonhos das pessoas, relacionando-se com as possibilidades corporais envolvendo uma corda e suas diferentes nuances de ação - tencionar, pressionar, puxar, relaxar, enrolar, moldar, deslocar, arrastar e amarrar - ora promovendo segurança, ora trazendo desequilíbrio.   Das 21h às 23h será apresentada a performance Cronophobia, do artista visual e sonoro e construtor de instrumentos Marcelo Kraiser e de Marco Scarassati, músico, compositor e construtor de esculturas musicais. “Faremos uma composição ao vivo utilizando a escada metálica do espaço cultural como instrumento. A ideia é tocar a escada de duas formas – com e sem amplificação, utilizando também os apetrechos inventados por nós”, conta Marcelo Kraiser.   Às 23h será a vez de Até que a aurora nos prepare, do Grupo Três Calados – Cia de Produção Criativa. O espetáculo conta a história do casal Oswaldo e Analeta que se conhece em um velório e passam a vivenciar juntos alegrias, dores, frustrações, o ridículo, a beleza e o prazer.

A trama, cuja reflexão transita entre o amor e a morte, tem o intuito de ativar o imaginário do espectador. Diversos textos da literatura brasileira, em especial dos autores mineiros Carlos Drummond de Andrade e Murilo Rubião, compõem o enredo da peça, abordando temas como o tempo, a transitoriedade e a finitude da vida de forma poética, onírica e mágica.

O Café 104 permanece aberto durante todo evento com um menu especial de petiscos, sanduíches e pratos. Elaborado pelo chef Mario Augusto Baeta, o cardápio, aposta numa comida simples, apetitosa e com preço justo.

Serviço 

Noite nos Museus de Belo Horizonte no CentoeQuatro 18 de julho, sexta-feira, das 19h às 24h Entrada Gratuita Praça Ruy Barbosa, 104 | Centro  Informações: 3222.6457 | www.centoequatro.org  

PROGRAMAÇÃO

[Instalação site-specif] Ter sido Passarinho Tecido Horário: das 19h às 24h Artista: Efe Godoy Classificação: Livre [Espetáculo de Dança] A corda Horário: 20h Grupo Contemporâneo de Dança Livre Duração: 30 minutos Classificação: Livre [Intervenção sonora] Chronophobia Horário: das 21h às 23h Artistas: Marcelo Kraiser e Marco Scarassati Duração aproximada: 50 a 60 minutos

[Espetáculo teatral] Até que a aurora nos prepare Horário: 23h Grupo Três Calados – Cia de Produção Criativa Duração: 55 minutos

Classificação: 14 anos Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave