Estreia da Feirinha Aproxima

Com foco em produtos mineiros, primeira edição acontece neste sábado no Mercado Distrital do Cruzeiro e conta com a participação de chefs de Belo Horizonte e produtores de quatro regiões do Estado

iG Minas Gerais | Lygia Calil |

Projeto Aproxima. O sanduíche do Nick Prime tem hambúrguer de pernil, queijo do Serro, alface, cebola e maionese de limão
Guilherme Girão / Divulgação
Projeto Aproxima. O sanduíche do Nick Prime tem hambúrguer de pernil, queijo do Serro, alface, cebola e maionese de limão

Um mês depois de ter começado, o festival gastronômico Aproxima entra, neste sábado, em uma nova fase. A primeira Feirinha no Mercado Distrital do Cruzeiro será realizada das 9h às 17h. A partir de agosto, a feira passa a acontecer aos primeiros sábados de cada mês.

Seguindo o conceito do projeto e como o nome expressa, a ideia da feira é tornar próximas as relações entre consumidores, chefs e produtores. “Nos inspiramos nas feiras que acontecem durante o Mistura, em Lima, no Peru. Vai ser uma experiência única para o belo-horizontino”, diz o gastrônomo Eduardo Maya, o idealizador do Aproxima.

No grande estacionamento do mercado, serão dispostas 30 barraquinhas de exposição e venda de produtos típicos de Minas, como doces artesanais, geleias, molhos, temperos, carne de lata e queijos. “Convidamos associações de produtores e muitos deles estarão presentes. De Sabará, por exemplo, são cerca de 15 participantes que trarão seus produtos de jabuticaba”, adianta Maya.

Participam, também, restaurantes de Belo Horizonte, como o Bangkok, Cantina Piacenza e Flores. Mais tradicionalistas, o Xapuri vai servir torresmo e o Dona Lucinha, tropeiro. Já a sanduicheria Nick Prime vai oferecer o Projeto Aproxima, com hambúrguer de pernil e queijo do Serro (R$19,70).

Para beber ou levar para a casa, o evento contará com a kombi da cerveja artesanal, barraquinhas de licores, cafés e cachaças. “Já adianto que não vai ser um evento para chegar de manhã cedo e ficar bebendo até tarde. Teremos 30 mesinhas do lado de fora, mas o foco é o relacionamento com os produtores. Tanto, que não teremos atrações musicais nem nada do tipo”, afirma Maya.

1SERVIÇO:Feirinha Aproxima, de produtos mineiros. Amanhã, 12, das 9h às 17h, no grande estacionamento do Mercado Distrital do Cruzeiro (rua Ouro Fino, 452, Cruzeiro). Entrada franca.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave