Petista prioriza combate à violência, e tucano, transporte

Eleitor já pode consultar as propostas para o governo de Minas registradas na Justiça Eleitoral

iG Minas Gerais | Tâmara Teixeira / Guilherme Reis / Larissa Arantes |

Os eleitores já podem consultar no site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas as diretrizes de governo de todos os candidatos ao governo de Minas. Os documentos apresentam ainda, de forma sucinta, as principais diretrizes e promessas de governo dos concorrentes.  

Em 15 páginas, Fernando Pimentel (PT) apresentou 59 tópicos que se dividem em oito eixos. Entre as prioridades estão a reforma no modelo de gestão do Estado e o combate à violência. Ele ainda pretende diversificar a economia, ter mais transparência e diálogo com a população, além de modernizar a infraestrutura.

O seu principal adversário, Pimenta da Veiga (PSDB), além de destacar áreas como educação e saúde nas diretrizes, disse nessa quarta que a mobilidade urbana terá atenção especial.

“A mobilidade, sobretudo na região metropolitana de Belo Horizonte, será uma ênfase. O que queremos é, definitivamente, enfrentar o problema de transporte de massa”, detalhou Pimenta em visita à Feira dos Produtores, na região Nordeste da capital.

Ele ainda citou que pretende implementar o sistema de transporte sobre trilhos entre Betim e Confins e de Ribeirão das Neves ao Jardim Canadá, em Nova Lima. Todas as cidades são da região metropolitana.

Já Tarcísio Delgado (PSB) dividiu seus projetos para Minas em cinco módulos. Ele pretende dialogar mais com os municípios, aumentar os gastos em saúde, investir em desenvolvimento e indústrias de tecnologia e criar ações regionalizadas.

Disputa. Apesar do documento ter a função de apresentar propostas locais, Pimentel e Pimenta usaram do espaço para fazer campanha para os seus presidenciáveis, Dilma Rousseff e Aécio Neves, respectivamente.

Os dois ressaltam feitos dos companheiros de partidos em suas respectivas administrações. Pimentel ressaltou dados da economia no governos Dilma e Lula e criticou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O petista ainda criticou os 12 anos da administração tucana em Minas no tópico: “Minas Gerais: perdendo o bonde da história”.

Pimenta da Veiga aproveitou para exaltar Aécio e suas ações na educação e infraestrutura quando foi governador do Estado.

Semelhanças

Adversários. O TEMPO mostrou nessa quarta que Pimentel, Pimenta e Delgado têm propostas parecidas na educação (ampliação da escola integral) e administração (ações descentralizadas por região).

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave