Herói argentino, Romero 'aprendeu' a defender pênaltis com Van Gaal

Goleiro que salvou a Argentina nas penalidades trabalhou com o treinador holandês no AZ Alkmaar entre 2007 e 2008

iG Minas Gerais | Thiago Prata |

Esportes - Jogo entre Argentina e Holanda , em Sao Paulo SP, valida pela semifinal da Copa do Mundo  2014. Foto: Alex de Jesus/O Tempo 08/07/2014
ALEX DE JESUS/O TEMPO
Esportes - Jogo entre Argentina e Holanda , em Sao Paulo SP, valida pela semifinal da Copa do Mundo 2014. Foto: Alex de Jesus/O Tempo 08/07/2014

Aliado no passado, algoz no presente. O goleiro Romero, ex-comandado de Louis Vaan Gaal no AZ Alkmaar-HOL, na segunda metade da última década, foi o responsável maior pela eliminação da seleção holandesa, na semifinal da Copa do Mundo, nesta quarta-feira, na Arena Corinthians, ao defender duas cobranças na disputa de pênaltis.

“Em pênaltis, sempre é questão de sorte. Eu ensinei o Romero como agarrar pênaltis. Então, é claro que isso dói”, disse van Gaal, que depois tentou explicar melhor essa declaração um tanto quanto inusitada.

“Eu não ensinei o Romero a agarrar pênaltis exatamente. Mas nós o levamos para a Europa, pelo talento. Ele recebe os méritos. Foi apenas uma piadinha. O AZ Alkmaar foi o primeiro clube dele na Europa, e eu era o técnico dele (em 2007 e 2008)”, explicou.

Por sua vez, o herói argentino agradeceu van Gaal pelas palavras e por todo o aprendizado em sua carreira.

“Agradeci ao van Gaal, que me ajudou bastante. Fui para um país, com idioma do qual não sabia nada. O Van Gaal me ajudou muito, porque também fala espanhol’, relatou Romero.

Com relação à brincadeira do treinador holandês, de que teria ensinado o goleiro a defender pênaltis, há um pouco de verdade nisso.

“Na verdade, ele (Van Gaal), é uma pessoa que ensina muito aos jogadores. Ele os ensina a crescer, a estar atento à jogada. Me ensinou a crescer e a melhorar. Sempre serei agradecido a ele por me ajudar num país diferente do meu”, comentou o arqueiro.

Leia tudo sobre: RomeroVan GaalArgentinaHolandaCopa do Mundo 2014