Predisposições no inconsciente

iG Minas Gerais |

As dificuldades começam quando os cientistas tentam aplicar essas percepções em uma situação ou local específico. Nenhum dos pesquisadores envolvidos nessa pesquisa alega que nossas opiniões políticas são completamente inatas. Norte-americanos socialmente conservadores são a favor de um Estado menos abrangente e um mercado mais livre.

Em países que faziam parte do antigo bloco comunista, na Europa Oriental, o conservadorismo social pode levar ao desejo pelos velhos tempos do comunismo. O economista comportamental Liam Delaney está estudando a psicologia envolvida na campanha do referendo pela independência da Escócia e alerta que não é possível dizer que nossos instintos subconscientes podem servir de guia para o debate.

“Determinismo biológico é um pouco complicado nessas situações, pois há muita variação nos diferentes sistemas políticos. Então, acho que você pode simplificar as coisas ao falar que existe algo fixo que determina o resultado”.

O neurocientista John Hibbing acredita que nossos ímpetos subconscientes, que evoluíram em resposta a riscos físicos urgentes, comandam nossas mentes políticas mais do que pensamos. “As pessoas não gostam quando dizemos que talvez existam predisposições que são não totalmente conscientes”, disse.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave