Berlim vive clima de Copa antes de Brasil x Alemanha

Alemães sonham com avanço à final e o tetracampeonato

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

Nem a chuva forte que começou a cair no início da tarde desta terça-feira (8) em Berlim desanimou os torcedores que já começam a se preparar para assistir em locais públicos à semifinal da Copa entre Brasil e Alemanha. Desde cedo as ruas da capital alemã estão tomadas pelo vermelho, preto e amarelo da bandeira do país.

Assim como é comum no Brasil em época de Mundial, carros ostentam bandeirinhas nas janelas, outros têm os retrovisores cobertos com as cores da Alemanha ou ainda estão enfeitados com "colares havaianos", sempre nas cores da bandeira nacional.

Pelas ruas, torcedores circulam com camisetas da seleção, bandeiras amarradas no pescoço ou usando adereço nas cores do país, como munhequeiras e chapéus.

Uma das sedes da Copa do Mundo de 2006, Berlim já se prepara para receber milhares de torcedores em algumas áreas públicas da cidade.

Mais de oito horas antes da partida desta terça, torcedores já se concentravam na Strasse des 17 Juni, a rua que liga o Portão de Brandenburgo ao Obelisco da Vitória.

O trânsito foi bloqueado nos cerca de dois quilômetros que ligam os pontos turísticos e sete enormes telões instalados para que a torcida acompanhe as partidas da Copa.

As dezenas de barracas, que vendem de chapéus e camisetas a salsichas e cerveja, já estavam bastante movimentadas no início desta tarde.

Patrocinado pela Hyundai, o local foi batizado de Fan Park. A entrada é gratuita. Policiais que estavam no local desde cedo revistavam sacolas, bolsas e mochilas dos torcedores.

Além do "Fanmeile" (milha dos fãs, em português), outros locais exibirão a partida em telões.

Um deles é a principal concessionária da Mercedes-Benz, patrocinadora da seleção alemã.

No prédio de vidro às margens do rio Spree, fotos relembram os três títulos mundiais conquistados pela Alemanha, e funcionários da loja trabalham com a camisa da seleção.

Pela manhã, o telão de 48 metros quadrados que foi instalado no Mercedes Welt já exibia imagens da Copa e funcionários arrumavam as cadeiras colocadas para receber os torcedores, que não precisam pagar nada para assistir à partida.

No Kulturbrauerei, uma espécie de pátio cercado por bares e restaurantes, o telão de 24 metros quadrados que vai mostrar o jogo entre Brasil e Alemanha já estava sendo testado no início desta tarde.

Localizado a poucos metros de uma das principais estações de trem de Berlim, o local cobra 3 euros (cerca de R$ 9) de entrada nos jogos da Alemanha. Nos demais, a entrada é gratuita.