Via terá 12 radares até o fim deste ano

iG Minas Gerais |

Um mês após a implantação da faixa exclusiva de ônibus, o sistema ainda não é respeitado. Cerca de 30 motoristas foram multados por uso indevido da faixa no último mês, segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). “Por enquanto, só estamos multando quem insiste na infração”, explica o diretor de Ação Regional e Operação da BHTrans, Edson Amorim. Enquanto não são instalados os 12 radares que devem operar até o fim deste ano, a fiscalização é feita por guardas municipais e militares.

Os equipamentos estão em licitação. Amorim explica que a placa precisa ser flagrada em dois radares consecutivos para ser autuada. Portanto, o motorista não poderá andar mais de dois quarteirões na faixa. “Para fazer a conversão ou entrar na garagem, pode usar a faixa. Mas as pessoas não podem mais ficar pensando onde vão na via, precisam saber o destino antes”.

Como as vagas foram eliminadas e está difícil estacionar nas estreitas ruas transversais onde foi implementado rotativo e a carga e descarga, os carros que vão a oficinas param os veículos no passeio em vários trechos, impedindo a passagem de pedestres. (JS)

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave