Cai o número de empresas brasileiras entre as 500 maiores do mundo

No ano passado, oito empresas brasileiras estavam na Fortune 500; Grupo Pão de Açúcar deixou de figurar no ranking

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Sete empresas brasileiras estão entre as 500 maiores empresas do mundo, de acordo com lista organizada pela revista americana "Fortune" publicada nesta segunda-feira (7).

No ano passado, oito empresas brasileiras estavam na Fortune 500.

Em relação à lista de 2013, o Grupo Pão de Açúcar deixou de figurar entre as maiores empresas do mundo. As demais companhias brasileiras são as mesmas.

A lista da "Fortune" classifica as empresas de acordo com o faturamento delas no último ano fiscal, encerrado em 31 de março.

A brasileira melhor colocada no ranking é a Petrobras, na 28ª posição. A petrolífera caiu três postos em relação ao ano passado, quando já havia sido a melhor companhia nacional na classificação. As demais empresas brasileiras na lista são o Banco do Brasil (125ª colocada), Itaú Unibanco (138ª), Bradesco (203ª), Vale (218ª), JBS (251ª) e a Ultrapar Holdings (430ª).

Apenas Itaú Unibanco, Bradesco e a JBS subiram no ranking de um ano para o outro.

LIDERANÇA

A rede varejista Wal-Mart ficou na primeira posição do Fortune 500. A empresa registrou faturamento de US$ 476,2 bilhões e US$ 16 bilhões de lucro no último ano fiscal.

O ranking é dominado pela Europa, com 150 companhias, seguida por Estados Unidos, com 128, China (95 empresas) e Japão (57).

Além do Wal-Mart, estão no topo do ranking a anglo-holandesa Royal Dutch Shell, as chinesas Sinopec e China National Petroleum, a norte-americana ExxonMobil e a britânica BP.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave