Uso de óculos de sol pode prevenir nove doenças oculares

O acessório precisa ter lentes com filtro UV e é indispensável ser usado também nas crianças; bebês devem usar chapéus

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Modelos grandes inspirados nos anos 60, 70 e 80 são novamente a bola da vez. Novidade é que no verão os óculos de sol vêm com armações bem coloridas
Mônica Imbuzeiro/Agência O Globo
Modelos grandes inspirados nos anos 60, 70 e 80 são novamente a bola da vez. Novidade é que no verão os óculos de sol vêm com armações bem coloridas

Com a Copa do Mundo, muitas pessoas aproveitaram o período para tirar férias. Viajando ou não, a saúde não pode ser descuidada. Segundo oftalmologistas, muitos esquecem de proteger os olhos durante o dia e dispensam o uso de bons óculos solares, que além de prevenir cerca de nove doenças, podem também ajudar a deixar o visual mais bonito e elegante.

O oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, ressalta que o acessório é imprescindível e deve ser usado até mesmo nos dias nublados. “A exposição exagerada aos raios solares pode causar, no mínimo, nove doenças oculares: câncer de pele, câncer da conjuntiva (membrana mucosa e transparente que reveste e protege o globo ocular), pinguécula (espessamento da conjuntiva), pterígio (fibrose da conjuntiva), ceratite (inflamação da córnea), catarata (opacificação do cristalino), degeneração do vítreo (responsável por manter a forma esférica do olho), retinopatia solar (queimadura da retina) e degeneração macular (deterioração da visão central).

Especialistas explicam que a luz solar é composta por raios infravermelhos, que é percebida em forma de calor e ultravioleta, responsável pelo bronzeamento e queimaduras.  A exposição excessiva ao sol pode causar também o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Para evitar o contágio de qualquer doença provocada por essas radiações, além do uso dos óculos de sol com filtro UV nas lentes, os médicos recomendam o uso diário de protetor solar para pele. Os especialistas ressaltam que as lentes dos óculos precisam ter essas características para que haja o bloqueio entre 99% e 100% dos raios UVA e UVB.

Outro alerta dos médicos é com relação aos cuidados com as crianças. Elas também devem usar óculos solares seguros e bem ajustados nas laterais para impedir a entrada desses raios. Já os bebês devem ser mantidos à sombra, no período de 10h às 14h, além de usar chapéus e bonés para acrescentar mais proteção.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave