Torcidômetro mede barulho da torcida e prevê Brasil campeão da Copa

Torcida verde e amarela foi a mais animada, segundo pesquisa

iG Minas Gerais | Litza Mattos |

Tem quem acredite que a força passada pelos cantos da torcida fora dos gramados pode representar o 12° jogador dentro das quatro linhas. Se a seleção brasileira depender desse barulho para ser campeã o técnico Felipão pode ficar tranquilo.

Segundo a estimativa da Hear the World Foundation que usou um torcidômetro (decibelímetro digital) para medir o nível de ruído das torcidas das quartas de final, nos dias 4 e 5 de julho, a torcida verde e amarela na Vila Madalena, bairro de São Paulo foi a mais empolgada. O local que é conhecido pelos bares e pela agitada vida cultural foi eleito como destino preferido dos fãs para assistir aos jogos do mundial na cidade.

Metodologia

O nível de ruído foi registrado todas as vezes que excedeu a marca de 90 dB – nível recomendado para não colocar a audição em perigo. De acordo com a instituição, a iniciativa de medir a empolgação das torcidas tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados com a audição. Quando o nível sonoro alcança 100 dB ou mais, uma lesão nas células responsáveis pela audição pode ocorrer em apenas 15 minutos. Uma vez que a lesão aconteça, ela é irreversível.

Também foram observados para que torcida foi destinado o ruído e o tempo que durou. Ao final de cada partida, calculou-se a média dos picos de barulho de cada torcida. A previsão do vencedor foi baseada na comparação desses níveis de decibéis. Dessa forma, com a marca de 115 decibéis (dB), os torcedores brasileiros foram os mais barulhentos, tornando a seleção nacional a vencedora do campeonato mundial de futebol.

As torcidas dos outros países também tiveram um desempenho expressivo no quesito barulho e todas ultrapassaram o limite recomendado:

Jogo 1 - 99 dB França X 90 dB Alemanha Jogo 2 - 116 dB Brasil X 97 dB Colômbia Jogo 3 - 95 dB Argentina X 91 dB Bélgica Jogo 4 - 95 dB Holanda X 93 dB Costa Rica

- Brasil: 116 dB - França: 99 dB - Colômbia: 97 dB - Argentina e Holanda: 95 dB - Costa Rica: 93 dB - Bélgica: 91 dB - Alemanha: 90 dB

Barulhos da torcida

Apenas como referência, 90 dB equivalem ao ruído de um cortador de grama, 127 dB correspondem ao barulho produzido por uma vuvuzela, e outros instrumentos utilizados pela torcida apontam para até 99,1 dB.

Leia tudo sobre: torcidômetrobarulhotorcidabrasil