Brasil bate Itália e avança à fase final

Seleção brasileira derrotou os italianos por 3 sets a 1, com parciais de 26/24, 18/25, 25/17 e 25/16

iG Minas Gerais | Da Redação |

Brasil disputará  fase final em busca do décimo título da Liga Mundial de Vôlei
Divulgação/CBV
Brasil disputará fase final em busca do décimo título da Liga Mundial de Vôlei

O sonho de conquistar o décimo título da Liga Mundial de Vôlei segue vivo para o Brasil. A equipe enfrentou a Itália, neste domingo, no fórum Assago, em Milão, e venceu a partida por 3 sets a 1, com parciais de 26/24, 18/25, 25/17 e 25/16.

A seleção italiana entrou em quadra já classificada para a fase final por ser o país sede do torneio. Já o Brasil, precisava vencer por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 para avançar. O ponteiro Lucarelli foi o maior pontuador do jogo, com 17 acertos.

Com a vitória, a equipe brasileira terminou a primeira fase na terceira posição, atrás de Irã e Itália.  A fase final do torneio será realizada entre os dias 16 e 20 de  julho, em Florença na Itália.

O jogo: O primeiro set foi marcado por muito equilíbrio do começo ao fim. Murilo começou sacando e, no bloqueio, Lucão marcou o primeiro ponto da partida. Em nenhum momento houve diferença maior que dois pontos entre as equipes. A Itália teve a chance de sair na frente ao fazer 24 a 23 no  Brasil. Entretanto, a seleção brasileira mostrou sua força, salvou o set point italiano, e venceu por 26 a 24. 

Ao contrário do primeiro set, o Brasil voltou errando muito e deixou a Itália abrir 5 a 1 no início do segundo set. Entretanto, o set logo se equilibrou novamente, com os italianos errando muitos saques. Na reta final, a Itália, novamente, tomou a frente e empatou a partida ao fechar o set por 25 a 18.

A seleção brasileira voltou  à quadra sabendo que se perdesse mais um set estaria eliminada da Liga Mundial. Por isso, a equipe abriu logo cinco pontos de vantagem no início do terceiro set. O bloqueio funcionou e o Brasil passou a administrar o set e venceu por 25 a 17, com ponto de bloqueio de Lucão.

Vencer o quarto set significava garantir a vaga na fase final e por isso a Itália não quis facilitar para o Brasil e o set começou equilibrado. Porém, mais uma vez, a seleção brasileira passou a controlar o jogo e chegou a abrir seis pontos de vantagem no começo do set. Sem perder o ritmo, o Brasil massacrou a Itália fechando set por 25 a 16.

Brasil: Bruno, Wallace, Sidão, Lucão, Murilo, Luvarelli e Mário Jr. Entraram: Lipe, vissoto, Rapahel Técnico: Bernardinho 

Itália: Trávica, Zaytsev, Birarelli, Piano, Kovar, Parodi e Rossini. Entraram: Vettori, Randazzo, Buti, Baranowicz. Técnico: Mauro Berruto

Leia tudo sobre: BrasilLiga MundialVôleiseleção brasileira