Beleza em gotas

Cosméticos com textura líquida são as novas vedetes na nécessaire

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |

Base líquida da Natura Una de longa duração, R$ 69,80
Natura/divulgação
Base líquida da Natura Una de longa duração, R$ 69,80

O primeiro contato com pele é uma delícia. Geladinho, com um “quê” de refrescante, e uma sensação maravilhosa ao espalhar, sem precisar de esforço algum para fixar, o que faz com que a gente economize ainda mais tempo em frente ao espelho. Essas e outras vantagens da textura líquida estão tomando conta de sombras e batons, além dos usuais delineadores e bases, que já são queridinhos há tempos da nossa nécessaire.

Pela textura, já é de se imaginar que esses cosméticos aderem à pele como tinta e, com isso, têm uma durabilidade maior. “A versão líquida promove uma cobertura mais perfeita, natural e maior fixação”, explica a maquiadora Patrícia Carvalho, que gosta de usar as texturas líquidas com o auxílio de um aerógrafo – uma espécie de pistola para aplicar a maquiagem líquida com alta cobertura.

Embora a textura diluída tenha a capacidade de aderir melhor à pele, há quem tenha seus receios e opte por outras texturas. “As brasileiras preferem ainda a maquiagem em pó. Eu uso pouco a líquida, apesar de ser uma boa pedida. Na hora de fazer um make, gosto de usar uma sombra líquida, por ser mais prática de aplicar, e o delineador líquido que faz um traçado bem fino”, revela Rosângela Rocha, do Maison Rocha, que também gosta de usar o make líquido preferencialmente com auxílio de um aerógrafo.

Nas prateleiras

Marcas como Eudora, Adcos e Nars lançaram suas versões líquidas dos cosméticos, muitas delas, inclusive, optam pelo efeito mate para adaptar ao clima do Brasil, onde quanto menos brilho – e oleosidade –, melhor! Já no make, sombras e iluminadores líquidos vêm substituir aquele velho truque de molhar o pincel antes de passar a sombra nos olhos para reforçar a longa duração e a tonalidade. Pensando nisso, a linha profissional da M.A.C, por exemplo, criou o Mixing Medium, produto feito para misturar com a sombra em pó ou o pigmento, ideal para realçar a beleza em desfiles de moda e ensaios fotográficos, como o da grife Movimento no último São Paulo Fashion Week.

Para não restar dúvidas, listamos um raio-X para aderir a maquiagem líquida à sua pele. Vamos lá?

Aplicação - “É melhor sempre aplicar com um pincel, de preferência sintético – que deposita mais o produto na pele do que acumula no pincel. Quando passamos com a mão, estamos retirando ele ao mesmo tempo”, explica a maquiadora Patrícia Carvalho.

Durabilidade - “Ela tem maior duração e é superindicada para o clima daqui. Por ser líquida, ela penetra na pele como tinta”, explica a maquiadora Rosângela Rocha. “Os batons líquidos têm fixação quatro vezes melhor que o de bastão”, explica Patrícia Carvalho.

Textura - “Por ser líquida, ela tem uma cobertura mais natural. Opte sempre por aqueles sem óleo e à base de silicone. Na hora de retirar, valem os lenços umedecidos demaquilantes”, explica Patrícia Carvalho.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave