Décor que aquece

Saiba como pequenos detalhes dentro de casa podem fazer toda a diferença na estação fria

iG Minas Gerais | Lorena K. Martins |

No sofá, mantas deixam o ambiente mais aconchegante e, na hora em que o frio apertar, o ideal é usá-las para se aquecer
Alison gootee/divulgação
No sofá, mantas deixam o ambiente mais aconchegante e, na hora em que o frio apertar, o ideal é usá-las para se aquecer

Bastou os termômetros esfriarem para que os casacos saíssem do armário, na companhia de lenços, cachecóis e todo o glamour de sobreposições que a estação pede. Dentro de casa, a decoração também anda quase que de mãos dadas com as tendências do fashion. Tanto é que tecidos que dão a sensação de aconchego, ideais na hora de moldar as peças das coleções invernais, migram tranquilamente para revestir detalhes essenciais dentro de casa. W

Renovar o astral dentro do lar nessa época do ano é totalmente válida, mas nada que seja necessário partir pra uma reforma. Abusar de objetos que transmitem calor e conforto são um prato cheio para uma casa mais aconchegante. E é justamente nesse sentido que objetos que trazem afeto são essenciais. “Tudo aquilo que a gente mesmo faz tem um toque muito pessoal”, explica a cantora Titi Walter, que fez as próprias almofadas artesanais com a técnica de patchwork para aquecer ainda mais a casa no inverno. “Tudo que é feito com tecido dá a sensação de aconchego melhor, lembra um cobertozinho de neném”, completa.

Truques

De acordo com a arquiteta Andrea Ottoni, pequenos detalhes são capazes de deixar o ambiente acolhedor e convidativo por mais tempo. “Mantas no sofá e tapetes espalhados no chão para pisar com conforto, ainda mais se a casa tiver piso frio, e sofás que ‘abraçam’ são ótimas opções. Vale investir também em luzes mais acolhedoras como abajur, luminárias e velas para decorar, dão uma sensação de aquecer todo o ambiente”, explica.

Nas paredes, aproveitar as variedades de papéis é uma boa opção para decorar a casa. Como o inverno é frio por si só, vale abusar de tons quentes, como o vermelho e o amarelo, que dominaram as passarelas, para “aquecer” os ambientes, já que é de praxe ficar mais acolhido dentro de casa.

“O papel de parede é um recurso ótimo e integra com a decoração. Todos os tons mais quentes que lembram fogo e madeira trazem essa sensação de inverno gostoso”, indica.

Como já está decidido que o friozinho é ótimo, listamos algumas inspirações para deixar a sua casa ainda mais charmosa e acolhedora para você curtir o máximo que puder.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave