Supercomputador da IBM leva o Big Data para a gastronomia

Objetivo é revelar os potenciais da computação cognitiva

iG Minas Gerais | Da redação |

Chef moderno. Engenheiro da IBM Steve Abrams e a editora da “Bon Appétit” Dawn Perry interagem com Watson
(Photo Credit: Jon Simon/Feature
Chef moderno. Engenheiro da IBM Steve Abrams e a editora da “Bon Appétit” Dawn Perry interagem com Watson

A IBM e a revista “Bon Appétit” anunciaram uma iniciativa que pretende levar técnicas de Big Data para a gastronomia. Big Data é o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade inéditos até hoje. E mais: analisar dados não estruturados, que antes só podiam ser interpretados por pessoas, para a tomada de decisões.

Um novo aplicativo chamado “Chef Watson with Bon Appétit” está em fase de testes e tem como objetivo ajudar cozinheiros a “direcionarem as avançadas capacidades cognitivas do supercomputador Watson para criar novas receitas e combinações gastronômicas que nunca foram concebidas”, disse a IBM, em seu comunicado oficial. Watson é o supercomputador da IBM projetado por uma equipe de 30 cientistas. É o mais potente do mundo, com 15 trilhões de bytes, equivalente a 2.800 computadores juntos. Em 2011, ele venceu os dois melhores jogadores humanos do programa “Jeopardy”, um game show da TV norte-americana com perguntas de conhecimentos gerais. Agora, a cozinha é seu novo campo de provas. O aplicativo é parte do programa Chef Watson, lançado neste ano pela IBM e pelo Instituto de Educação Culinária. O objetivo do aplicativo, segundo o vice-presidente do IBM Watson Group, Mike Rhodin, “é ajudar as pessoas a descobrirem o potencial dos sistemas de computação cognitiva”. “Esses sistemas representam uma enorme quantidade de dados, compostos e fórmulas, pelos quais se pode entender a interação entre as pessoas e as informações de forma mais intuitiva”, explica Rhodin no comunicado. A revista “Bon Appétit” testou algumas receitas usando o aplicativo Chef Watson, como a de costelas apimentadas com molho barbecue de mostarda com maçã. Para sobremesa, bolo de frutas vermelhas, com raspas de limão, creme de leite e o diferencial da manjerona, que, segundo a revista, conquistou os provadores das receitas.

IBM libera a receita do molho inédito criado por Watson A partir da análise de informações culinárias, incluindo receitas e princípios científicos, o computador Watson, da IBM, elaborou novas misturas e criou um molho de churrasco completamente novo, o Bengali Butternut BBQ Sauce, com raízes na culinária tailandesa. Um pequeno lote de garrafas foi produzido e distribuído para poucos privilegiados. Mas agora a IBM não só divulgou a receita secreta do #chefwatson, como liberou uma imagem do rótulo, para ser baixada e reproduzida por quem quiser. A experiência com a culinária cognitiva começou em 2012 e consiste em alimentar Watson com um banco de dados de receitas já bem-sucedidas. A partir delas, os pesquisadores e Watson começam a fazer combinações e substituições que geram milhões de novas receitas.

Faça o molho do supercomputador - 300 g de “butternut squash” em cubos. É um tipo de abóbora conhecido no Brasil como cheirosa ou menina. Na dúvida, o nome científico é Cucurbita moschata - 200 g de vinho branco - 100 g de vinagre de arroz - 50 g de manteira sem sal - 5 g de concentrado de tamarindo - 40 g de água - 10 g de pasta de chili (Sriracha) - 4 g de molho de soja - 50 g de tâmaras sem caroço picadas - 2 g de pimenta tailandesa - 3 g de semente de mostarda - 3 g de cúrcuma fresca, fatiada fininha - 0.4 g de cardamomo - 5 g de folhas de coentro - 2g de raspas de limão Meyer - 5 g de sal, ou a gosto - 10g de suco de limão Meyer - 6 g de melaço 1. Cozinhe a abóbora na manteiga em fogo médio por cinco a dez minutos, até amaciar 2. Adicione vinagre, tamarindo, água, vinho, pasta de chili, molho de soja; deixe ferver e abaixe o fogo. Adicione tâmaras, pimenta, mostarda, cúrcuma e cardamomo. Deixe ferver até reduzir para cerca de 250g, em torno de 20 minutos 3. Retire do fogo. Adicione as folhas de coentro e as raspas de limão. Misture até esfriar e obter uma consistência suave. 4. Tempere com sal, suco de limão e melaço. por @iceculinary and IBM Research

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave