Após queda de viaduto, evento contra a Copa é marcado em Venda Nova

Manifestação está programada para acontecer em frente Unidade de Pronto-atendimento (UPA) na rua Padre Pedro Pinto

iG Minas Gerais | CAMILA KIFER |

Um evento criado na rede social Facebook nominado Copa das Mortes convoca moradores de Belo Horizonte e região metropolitana para um ato contra o Mundial da Fifa programado para às 10h da manhã deste sábado (5) em frente a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) na rua Padre Pedro Pinto.

A iniciativa do protesto surgiu após a queda do viaduto Batalha dos Guararapes, que desabou na tarde de quinta-feira (3), matando duas pessoas e deixando 23 feridos, na avenida Pedro I, no bairro São João Batista.

Na página do evento, o texto afirma que os brasileiros ficam em casa assistindo as partidas pela televisão, já que a população não tem condições de pagar os altos valores dos ingressos da Copa. O  organizadores da página também denunciam as prisões realizadas pela Polícia Militar durante protestos, que segundo eles, foram prisões arbitrárias.

Em um trecho do texto, os organizados afirmam que o país é para uma pequena parcela de brasileiros. “Vivemos à margem da festa da Copa, como vivemos à margem da saúde, da educação, da cultura e do lazer. Esse Brasil foi construído e pensado para uma pequena minoria rica e branca”.

Até às 21h56 desta sexta-feira (4), apenas 65 pessoas haviam confirmado presença na manifestação.

Outro protesto

Ainda neste sábado (5),  deve acontecer um ato contra a construtora Cowan, responsável pela obra do viaduto Batalha dos Guararapes, que desabou na tarde de quinta-feira (3), matando duas pessoas e deixando 23 feridos, na avenida Pedro I, no bairro São João Batista, na região de Venda Nova.

O evento criado no Facebook, com nome "Grande manifestação contra Cowan e Márcio Lacerda" já tem a presença confirmada de 736 pessoas, apesar de quase 12 mil terem sido convidados. O protesto está marcado para acontecer em frente à sede da construtora, na rua General Aranha, na região da Pampulha.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave