Óleo vaza no mar durante operação da Transpetro no litoral gaúcho

Segundo a empresa, o problema ocorreu durante o descarregamento de um navio na região do município de Tramandaí; embarcação transportaria o petróleo até uma monoboia

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Cerca de 25 barris de petróleo vazaram no mar no litoral norte do Rio Grande do Sul durante uma operação da Transpetro na noite de quinta-feira (3).

Segundo a empresa, o problema ocorreu durante o descarregamento de um navio na região do município de Tramandaí. A embarcação transportaria o petróleo até uma monoboia, equipamento flutuante de onde partem dutos que levam a matéria-prima até um terminal em terra.

De acordo com a Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), o vazamento não atingiu a praia. Técnicos da entidade participaram de um sobrevoo nesta sexta e estimam que o óleo formou uma mancha de dois metros de largura por dois quilômetros de comprimento.

Subsidiária da Petrobras para transporte de combustíveis, a Transpetro disse que o vazamento está contido e que os trabalhos de contingência continuam durante a tarde.

Também informou que as autoridades ambientais já foram informadas a respeito.

OUTRO CASO

Um acidente parecido, de dimensões maiores, ocorreu em uma outra operação da Transpetro em Tramandaí em janeiro de 2012. Naquela ocasião, quilômetros de uma das mais movimentadas praias do Estado ficaram cobertos de óleo em pleno verão devido a um vazamento durante o descarregamento de um navio.

Investigação da Polícia Federal concluiu que os responsáveis à época deixaram de fazer a manutenção prevista no equipamento.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave