É a melhor Copa do Mundo em 30 anos, diz Van Gaal

As frequentes prorrogações - já foram cinco neste mata-mata - indicam o nível de equilíbrio entre as seleções

iG Minas Gerais | FOLHAPRESS |

Treinador convocou 20 jogadores para período de treinamentos
Reprodução/Facebook
Treinador convocou 20 jogadores para período de treinamentos

SALVADOR, BA - A melhor Copa em 30 anos. É essa a avaliação de um estudioso contumaz do futebol e observador metódico do jogo: o técnico Louis van Gaal, da Holanda. As frequentes prorrogações - já foram cinco neste mata-mata - indicam o nível de equilíbrio entre as seleções, acredita ele.

"As equipes estão com muita vontade de vencer, há tanta competição", diz o treinador. "Tudo já foi inventado no futebol", afirma Van Gaal, indicando que o que está fazendo a diferença é outra coisa "Todo mundo pôde preparar seu time tão bem quanto possível".

No caso da Holanda, essa preparação inclui assistir às partidas anteriores do adversário, organizar as imagens e conversar individualmente com cada jogador sobre o que ele precisará fazer naquele confronto. Isso tudo nos usuais cinco dias livres entre uma partida e outra.

"As pessoas não percebem, mas é isso que estamos fazendo", revela o técnico.

Sua seleção enfrentará a Costa Rica neste sábado (5), em Salvador, pelas quartas de final. Parte fundamental dessa preparação parece ter sido convencer o time a não subestimar o adversário, que já alcançou a melhor campanha de sua história.

"Não deveríamos subestimar a Costa Rica de maneira nenhuma. Temos que começar o jogo com toda a confiança, sem entrar relaxados", entende o volante De Jong, que, contundido, está fora do restante da Copa.