Alemanha prende suspeito de ser espião dos Estados Unidos

Um porta-voz da chanceler Angela Merkel confirmou nesta sexta-feira (4) que o homem foi detido por suspeita de espionagem, mas se recusou a informar se estava a serviço de Washington

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Um alemão que trabalhava na agência de inteligência do país -a BND (na sigla em alemão)- foi preso acusado de ser um espião dos Estados Unidos.

Um porta-voz da chanceler Angela Merkel confirmou nesta sexta-feira (4) que o homem foi detido por suspeita de espionagem, mas se recusou a informar se ele trabalhava na BND e se estava a serviço de Washington.

O homem de 31 anos foi preso na quarta-feira (2), informou a procuradoria. Ele não teve o nome revelado.

A imprensa alemã, incluindo a revista "Der Spiegel", informou que o suspeito teria passado informações sobre uma comissão do Parlamento alemão que investiga as ações de agências de inteligências de outros países, incluindo os EUA.

De acordo com as reportagens, entre os casos investigados pela comissão está o escândalo da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos EUA, que espionou cidadãos e líderes de outros países, incluindo Angela Merkel.

As revelações abalaram a relação entre Berlim e Washington.

A opositora Martina Renner, que faz parte do comitê, disse que caso a acusação se confirme, "não bastará apenas uma resposta legal, será necessário uma resposta política".

A embaixada americana em Berlim não comentou o assunto.

ESPIONAGEM

A revelação da prisão acontece um dia depois de um estudante ser o primeiro alemão identificado por ser espionado pela NSA.

A informação foi dada por dois canais estatais, informou o "New York Times".

O computador de Sebastian Hahn teria sido espionado porque ele usava o Tor, programa de criptografia que permite ao usuário permanecer anônimo na internet, evitando a vigilância.

Também na quinta (3), dois funcionários do governo americano tiveram que depor na comissão do Parlamento para explicar as ações da NSA.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave