Do retrato ao início da fotografia publicitária

A exposição “Estúdio Fotográfico de Chico Albuquerque” apresenta criações concebidas entre 1940 e 1970

iG Minas Gerais | carlos andrei siquara |

Artista é considerado um dos pioneiros no uso da fotografia na publicidade
Chico Albuquerque
Artista é considerado um dos pioneiros no uso da fotografia na publicidade

Chico Albuquerque (1917-2000) teve uma carreira que para muitos pode ser considerada invejável. Com 25 anos ele foi contratado para trabalhar na filmagem do documentário “It’s All True”, de Orson Welles, atuando como fotógrafo de cena, e aos 30 abriu um estúdio em São Paulo que o projetou em várias áreas, inclusive inaugurando a fotografia publicitária aqui.

Na mostra “Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque”, que será aberta hoje no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, o público vai poder conhecer um panorama de sua trajetória por meio de 150 trabalhos. Há um destaque especial para as criações produzidas entre 1940 e 1950. De acordo com o curador Sergio Burgi, esse é um dos principais momentos do homenageado.

“Essa época é marcada por intensa produção e criatividade. Chico atua naqueles anos tanto na fotografia de retrato quanto na vertente dedicada à arquitetura e à publicidade. Ao mesmo tempo, participa do Foto Cine Clube Bandeirante e desenvolve paralelamente um trabalho mais autoral”, sintetiza Sergio Burgi.

Conhecido como grande retratista, ele clicou Juscelino Kubitscheck, Vitor Brecheret, Hilda Hilst, Luiz Gonzaga, entre outros, ao longo da vida. Burgi ressalta que, embora tenha se destacado nesse segmento, a partir dos anos 60 sua atuação se desloca mais para o campo da publicidade.

“Chico vai se tornando uma das principais referências nesse ramo e, apesar de continuar com os ‘portraits’, esses são produzidos com menor intensidade quando ele começa a explorar mais a linguagem publicitária”, diz Burgi.

Aclamado pelo interesse que tinha pela inovação, Chico, para o curador, teve como uma de suas principais qualidades a excelência técnica e criativa na fotografia.

Serviço. Mostra “Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque”, no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia (av. Afonso Pena, 737, centro). Visitação de 3ª a sáb, das 9h às 21h, dom., das 16h às 21h. Entrada franca. Até 28/8

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave