Alemanha e França se enfrentaram três vezes em Copa

Duas das equipes mais tradicionais da história do futebol mundial, europeus tem três confrontos marcantes em Copas do Mundo

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

undefined

O encontro desta sexta-feira (03) no Maracanã, às 13h entre França e Alemanha chega carregado de história.  As seleções já se encontraram três vezes em Copas (1958, 1982, 1986), e o retrospecto até agora é favorável aos germânicos, que contabilizam duas vitórias (1982 e 1886) sobre os Bleus, que guardam no currículo uma inesquecível goleada aplicada nos alemães em 1958: 6 x 3.

O atacante francês Just Fontaine, grande destaque daquela equipe de 58, anotou nada menos que quatro tentos na meta rival. O jogo foi disputado pela fase de grupos da copa da Suécia, na qual o Brasil conquistou seu primeiro título mundial.

Já os dois confrontos anteriores aconteceram em disputas de semi-finais. Em 1986, a França, que tinha eliminado o Brasil na fase anterior, perdeu por 2 x 0 da Alemanha, no estádio de Jalisco, em Guadalajara, no México. Apesar da presença de grandes nomes como Platini e Tingana, os franceses sucumbiram à força alemã, pilotada por craques como Brehme e Voeller (que anotaram os gols), Matthaüs e Rummenigge.

Mas seguramente o confronto mais marcante entre as duas equipes acontecera na Copa anterior, na Espanha. Alemanha e França disputaram uma partida épica no tempo normal,  com um empate pelo placar de 3 a 3, estádio no Ramón Sánchez Pizjuán, na fase semifinal da Copa do Mundo de1982. A decisão foi para os pênaltis, terminando com o resultado de 5 a 4 para o Alemanha. Fischer, Rummenigge e Littbarski, pela Alemanha, e Platini, Tresor e Giresse, pela França, construiram o placar. 

Com o resultado a Alemanha garantiu vaga na final, e acabou derrotada pela mítica Itália de Paolo Rossi e companhia.

Leia tudo sobre: COPA DO MUNDO