Zagueiro iraquiano abandona primeira divisão para lutar

iG Minas Gerais |

Time turco diz que Kadhim (esq.) está de férias e voltará a jogar
Achmad Ibrahim/ap - 19.11.2013
Time turco diz que Kadhim (esq.) está de férias e voltará a jogar

BAGDÁ, Iraque. Um jogador de futebol iraquiano que disputa em um time da primeira divisão do campeonato da Turquia largou as chuteiras e se voluntariou como soldado combatente contra o grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Eiil), o grupo extremista sunita que afirma estar construindo um califado em territórios da Síria e do Iraque, no Oriente Médio.

Ali Adnan Kadhim joga como zagueiro pelo Çaykur Rizespor, um time da superliga turca. Nascido em 1993, ele agora combate no Iraque contra o grupo radical. Segundo seu clube, porém, ele está de férias com a família. Em 2013, Kadhim, que tem 1,90 m de altura, foi eleito o melhor jogador pela Confederação Asiática de Futebol.

Segundo seu time, ele volta a treinar neste mês. Mas a imprensa iraquiana está divulgando fotos em que Kadhim aparece ao lado de soldados. Segundo outros veículos do país, quase todos os jogadores da seleção nacional do Iraque se voluntariaram contra o Isis.

RESPOSTA FRACA. O primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, declarou ontem que a instituição de um Estado islâmico representa uma ameaça a toda a região, afirmando também que “ninguém no Iraque ou em qualquer país vizinho ficará a salvo desses planos”.

O Eiil anunciou nesta semana o estabelecimento de um califado em áreas sob seu controle e declarou seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, o chefe desse Estado, que é governado pela lei da sharia, além de exigir que os muçulmanos de todo o mundo declarem lealdade a ele.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave