Alvo de gozações da torcida argentina, Basanta será titular

Zagueiro atua no futebol mexicano e substituirá Marcos Rojo na partida contra a Bélgica

iG Minas Gerais | Da Redação |

José Maria Basanta, 30, é o único convocado de Alejandro Sabella que joga no México. O zagueiro do Monterrey será titular contra a Bélgica, pelas quartas de final da Copa do Mundo. A própria torcida argentina que zombava da convocação terá de dobrar a língua e torcer para que o jogador tenha um bom desempenho.

"Eu viajei com a esperança de jogar. Qual o propósito de vir à Copa e achar que vai ficar apenas no banco de reservas? Não ligo para o que dizem", resumiu o defensor, após a vitória sobre a Suíça.

Ele será o substituto de Marcos Rojo. O lateral-esquerdo recebeu o segundo cartão amarelo e está suspenso. Basanta estreou no Mundial na terça (1), no Itaquerão, entrando durante a prorrogação. "Temos muitas possibilidades, mas Basanta provavelmente será titular", definiu Sabella.

O jogador foge da sina de Ariel Garcé, o lateral do Colón chamado por Diego Maradona para o Mundial de 2010. Convocação tão infame que a torcida do país levava para os estádios uma faixa que dizia: "Garcé, traé alfajores" (Garcé, traga alfajores). Uma brincadeira com o hábito argentino de trazer o doce quando voltam de viagens de férias.

Entre os 23 chamados para a África do Sul, Garcé foi o único jogador "de linha" (não contando os goleiros reservas) a não entrar em campo.

Acreditava-se que Basanta teria o mesmo destino. Os próprios torcedores tentaram fazer o mesmo ao fazer faixa que dizia "Basanta, traé Garotos", citando a marca de chocolates brasileira. Basanta não apenas jogou uma vez como deve ser titular em um confronto decisivo.

"Estou pronto para ser titular, se assim definir o técnico. Senti-me muito confortável em campo, nos minutos em que atuei, apesar de ser momento complicado. Eu me preparei toda a minha vida para este momento", confessa.

Sabella conhece o zagueiro/lateral de longa data. Dirigiu o jogador no Estudiantes de La Plata em 2009.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave