Governo do Iraque recebeu caças iranianos, diz instituto britânico

Embora o país de origem dessa última remessa de aviões não tenha sido confirmada pelo governo iraquiano, o Irã se comprometeu recentemente a ajudar militarmente o país

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Após a entrega de aviões de ataque Su-25 pela Rússia, o Ministério da Defesa iraquiano diz que recebeu mais aviões do mesmo modelo nesta terça-feira (1º) que teriam sido enviados pelo Irã, segundo analistas do britânico Instituto Internacional para Estudos Estratégicos (da sigla em inglês IISS).

Embora o país de origem dessa última remessa de aviões não tenha sido confirmada pelo governo iraquiano, o Irã se comprometeu recentemente a ajudar militarmente o Iraque a combater os extremistas do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL).

A extensão desta oferta e sua aceitação atual pelo governo iraquiano não foi divulgado, mas a entrega dessas aeronaves podem fornecer a primeira evidência de ajuda militar direta.

O Irã mantém uma pequena frota de aviões Su-25 operado pela Guarda Revolucionária iraniana. Ironicamente, a maioria dessas aeronaves eram da Força Aérea do Iraque, já que durante a Primeira Guerra do Golfo sete aviões do Iraque procuraram refúgio no Irã.

Essas aeronaves haviam sido retidas e posteriormente usada pela aeronáutica iraniana junto com outras três aeronaves de combate Su-25UB compradas da Rússia.

A conclusão do IISS de que estas aeronaves são do Irã se baseia na análise dos números de série usados nas aeronaves no Irã e presentes nos aviões em um vídeo divulgado pelo Ministério da Defesa iraquiano.

Os aviões também apresentam a bandeira iraniana e a insígnia da Guarda Revolucionária.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave