Uso de medicamentos antidiabetes podem não trazer muitas vantagens

Pesquisadores compararam os efeitos colaterais dos remédios em pessoas de diferentes idades; a mudança no estilo de vida devido à intensidade do tratamento também pode influenciar

iG Minas Gerais | DA REDAÇÃO |

Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
undefined

Pesquisa realizada em Londres, na University College London, identificou que pacientes idosos têm a tendência de sofrerem mais efeitos colaterais e terem menos benefícios, com o uso de alguns medicamentos antidiabetes. Os cientistas afirmaram que a mudança no estilo de vida também contribui o aumento desses efeitos.

Publicado na revista científica, JAMA Internal Medicine, o estudo comparou o desempenho de pacientes de diferentes idades e comprovou que uma pessoa com 75 anos, vivendo com uma dieta alimentar controlada e tomando as medicações necessárias, consegue manter o nível de açúcar adequado por apenas três semanas. Enquanto, nas mesmas condições, uma pessoa com 45 anos mantém-se dentro dos padrões por dez meses.

Os pacientes idosos, além de sofrerem com os efeitos colaterais da medicação, também têm mais problemas nos procedimentos mais frequentes como injeções de insulina, exames de sangue, remédios que causam enjoos e indigestão e  existe mais chances para a hipoglicemia.

Em entrevista à BBC, um dos autores da pesquisa declarou que é importante que as pessoas portadoras da doença saibam a realidade do tratamento e possam balancear entre quais são os benefícios e desvantagens.

A doença caracterizada como diabetes tipo 2 é conhecida por prejudicar no controle dos níveis de açúcar, presentes no organismo. No geral, a pessoa portadora tem mais riscos de ficar obesa, ter problemas cardíacos, sistema nervoso e renal afetados ou até perder a visão.

O tratamento mais aconselhado pelos médicos é a manutenção de uma dieta alimentar rigorosa junto com medicamentos antidiabéticos, como metformina, que ajudam a diminuir o açúcar do sangue e previne outros sintomas da doença.

Leia tudo sobre: Clique para inserir palavras chave